PDT entra com mandato e Ministro do STF suspende nomeação de Alexandre Ramagem na PF - Tribuna do Interior

Tribuna do Interior

Tocantins, Quinta-feira, 25 de abril de 2024.
29/04/2020 - 17h19m

PDT entra com mandato e Ministro do STF suspende nomeação de Alexandre Ramagem na PF

Marcos Mortari | InfoMoney 
Foto: Divulgação

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), suspendeu, nesta quarta-feira (29), a nomeação do ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), Alexandre Ramagem, para a direção-geral da Polícia Federal.

A decisão liminar atende a pedido apresentado pelo PDT, que entrou com mandado de segurança no tribunal alegando "abuso de poder por desvio de finalidade" do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), após a confirmação da nomeação nesta terça (28).

A posse de Ramagem estava prevista para as 15h (horário de Brasília) e ocorre em meio a acusações de interferência de Bolsonaro sobre a Polícia Federal â?? episódio que culminou no pedido de demissão do ex-juiz Sérgio Moro do Ministério da Justiça e Segurança Pública.

Visto como símbolo da Operação Lava-Jato e figura popular no governo, Moro deixou o cargo alegando tentativa insistente do presidente em interferir nas atividades da corporação. Segundo o agora ex-ministro, "o presidente (â?¦) queria ter uma pessoa do contato pessoal dele que ele pudesse ligar, colher informações, colher relatórios de inteligência". As acusações já são alvo de investigação pela Procuradoria-Geral da República, autorizada pelo ministro Celso de Mello, do STF.

Na decisão liminar, o ministro Alexandre de Moraes, que também é relator do inquérito das Fake News no STF, argumenta que "não cabe ao Poder Judiciário moldar subjetivamente a Administração Pública, porém a constitucionalização das normas básicas do Direito Administrativo permite ao Judiciário impedir que o Executivo molde a Administração Pública em discordância a seus princípios e preceitos constitucionais básicos".

© 2015 - Tribuna do Interior - Todos os direitos reservados.
Expediente