Tribuna do Interior

Tocantins, Sexta-feira, 29 de março de 2024.
13/11/2020 - 23h45m

Pesquisa mostra Borjão com larga vantagem em Buriti do Tocantins

Rodrigues di Sousa 
Foto: Rodrigues di Sousa

O atual prefeito de Buriti do Tocantins Americo dos Reis Borges, "o Borjão" (MDB), lidera com com larga vantagem, em disputa pelo seu segundo mandato a frente do executivo municipal do municipio, que fica na região do Bico do Papagaio. É o que diz o eleitor ao Insituto de pesquisa IPOPE/Jornal TRIBUNA DO INTERIOR para conhecimento publico. Foram levadas em consideração apenas as perguntas estimuladas no quesito intenção de votos e rejeição.

Na corrida eleitoral marcada para o proximo domingo dia 15 de novembro, o candidato Borjão (MDB) aparece com 61,8% das intenções de votos do eleitor, que de acordo com a margem de erros de 3,5% para mais ou para menos poderá oscilar para 65,3% para mais ou a 58,3% para menos.

Já a candidata Lucilene (SD), está com 36,4%, que pela margem de erros pode oscilar de 39,9% para mais a 32,9% para menos. Ao passo que 0,6% disseram que prefere anular o voto. Enquanto que para 1,2% ainda estão indeciso quanto a escolha do candidato.

Levando em consideração os números principais a diferença entre Borjão tem larga vantagem sobre Lucilene, com 25,4% para o emedebista.

Já no quesito rejeição a candidata Lucilene lidera com 33,9%, e Borjão com 23,6%. Já 36,7% diz não rejeitar nenhum dos candidatos, ao passo que 0,30% diz rejeitar todos os candidatos e 5,5% não quiseram opinar sobre quem rejeitaria.

A pesquisa IPOPE/TRIBUNA DO INTERIOR foi registrada no último dia 08/11/2020 sobre o numero TO-06605/2020 e ouviu 365 eleitores nos dias 03 e 04 de novembro no perímetro urbano da cidade "Centro, Aeroporto, Buriti Novo e Buritinópolis e no povoados Centro dos Ferreiras, Vila União, Boa Sorte e Canaã, na zona rural de Buriti do Tocantins.

METODOLOGIA

Tipo: Por amostragem em domicilio

Característica: A mostra foi representativa dos moradores pesquisados. Foram selecionados probabilisticamente ruas, avenidas e domicílios através do método PPP (Probabilidade Proporcional à População), tomando por base o número de eleitores da cidade em domicilio urbanos e rurais. A seleção dos entrevistados nas residências foram feitas utilizando-se quotas proporcionais, em função das variáveis: sexo, faixa etária de idade, escolaridade e renda per capita, através de dados do síntese do IBGE populacional. Confiança 95% e margem de erro estatístico 3,5% pontos percentuais para mais ou para menos.

A pesquisa foi encomendada pelo grupo Mídias Reunidas Complexo de Comunicação Estratégica (TRIBUNA DO INTERIOR  / IPOPE / PLANEJE) e registrada no TRE/TO sobre o n.º,  TO-06605/2020.

© 2015 - Tribuna do Interior - Todos os direitos reservados.
Expediente