Tribuna do Interior

Tocantins, Quinta-feira, 28 de março de 2024.
07/09/2015 - 16h03m

Plano da União Europeia prevê distribuição de 120 mil imigrantes

IG Noticias 
Markus Schreiber/AP - 4.9.15
Imigrantes pegam comida oferecida por voluntários enquanto aguardam registro em Berlim
Imigrantes pegam comida oferecida por voluntários enquanto aguardam registro em Berlim

Em meio a uma das maiores crises migratórias desde o fim da Segunda Guerra Mundial (1939-1945), a Comissão Europeia está formulando uma proposta a ser apresentada na próxima quarta-feira (9) que prevê a redistribuição de 120 mil refugiados que desembarcaram na Itália, Grécia e Hungria, países considerados portas de entrada à União Européia.

Imigrantes pegam comida oferecida por voluntários enquanto aguardam registro em Berlim

Segundo antecipações de jornais internacionais, a proposta prevê que 60% dos 120 mil imigrantes que estão aguardando um parecer da União Europeia sejam enviados para Alemanha, França e Espanha. Com isto, cada país receberia 31,4 mil estrangeiros; 24 mil e 14 mil, respectivamente.

Berlim e Paris já disseram que estão disponíveis para hospedar os refugiados. A Alemanha informou que destinará seis bilhões de euros para gerenciar a crise imigratória. A chanceler Angela Merkel também fez nesta segunda-feira (7) um discurso para agradecer os cidadãos do país que têm se mobilizado para ajudar os refugiados.

Merkel conversou ainda com o primeiro-ministro italiano, Matteo Renzi, que desde o ano passado pede que a UE adote uma política de "responsabilidade compartilhada" na crise migratória.

Em um discurso nesta segunda-feira à Câmara dos Comuns, o premier britânico, David Cameron, anunciou que o país está disposto a colher 20 mil imigrantes sírios até 2020. Entre junho de 2014 a junho de 2015, mais de 25 mil pessoas apresentaram pedidos de asilo a Londres, sendo que 2,2 mil delas eram sírias. A população britânica, porém, está dividida em relação ao tema.

Um abaixo-assinado que exige que o governo acolha mais imigrantes já possui 420 mil firmas, enquanto um outro, que pede para o Reino Unido fechar suas fronteiras, foi assinado por 71 mil pessoas. De acordo com fontes européias, deve ocorrer na semana que vem uma cúpula extraordinária para analisar a crise.

O primeiro-ministro húngaro, Viktor Orban, aumentou o tom e disse que a Europa deveria "fechar suas fronteiras para impedir a chegada de milhões de imigrantes". Nas últimas duas semanas, o país recebeu entre dois mil e cinco mil estrangeiros por dia, os quais tentavam embarcar em trens para a Alemanha e Áustria, ou cruzarem as fronteiras.

O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, também fez uma série de ligações telefônicas aos líderes europeus para pedir o fim de políticas e medidas xenofóbicas.
© 2015 - Tribuna do Interior - Todos os direitos reservados.
Expediente