Tribuna do Interior

Tocantins, Sexta-feira, 29 de março de 2024.
17/11/2019 - 11h20m

Ponte Alta do Bom Jesus comemora 61 anos de com rodeio, inaugurações e shows artisticos

Rodrigues di Sousa do Portal JTI Noticias 
Foto: Diário Tocantinense

Um final de semana de muitas atrações, assim foi e ficará marcado em mais um capitulo da historia da população pontealtenses, quando o municipio completou no ultimo dia 14 seus 61 anos de emancipação política e independencia administrativa. A comunidade de Ponte Alta do Bom Jesus tem muito o que comemorar com a asenssão do municipio na gestão da familia Milhomem, comemorou na noite desta quinta-feira 14 sexta-feira 15 E SABADO 16, o aniversário da cidade, com apresentação de shows musicais, presença de autoridades locais, regionais e estadual e com uma linda queima de fogos, discursos de elogios pelas autoridades, rodeios e logo depois curtiram o grande shows gospel com Paulo Freire e forró com os arraianos "Os Xonados do Forró" dentre outras bandas locais, respectivamente.

O Rodeio ficou por conta da compania de JR de Porto Nacional, patrocinada pelo governo do Estado, graças a uma emenda parlamentar do deputado estadual Valdemar Junior, que também apoiou os demais eventos daquele centenario lugar em existencia e decenaria cidade em emancipação politica..

Ao lado de sua mãe, a ex-prefeita Delma Milhomem e seu pai Osvaldo Milhomem, que ocupa posição extrategica no comando do municipio, secretários municipais, diretores, vereadores e demais autoridades politicas e eclesiastica do municipio e do estado, como o deputado Valdemar Junior, o prefeito Yaporá Milhomem, festejou o aniversario da cidade em grande estilo e altivez.

Na oportunidade das comemorações pelo 61 anos de emancipalçao da cidade, o prefeito Yaporã Milhomem ao realizar o sonho dos praticantes de ciclismos e cooper, anunciou que em breve estará inaugurando uma ciclovia integrada com pista de caminhadas entre a cidade e o balneario do povo, oferecendo mais segurança para os praticantes desses esportes, considerado um dos melhores para a saúde fisica das pessoas. Além das obras complementares do Estadio Verdão da Serra Geral, umas das melhores praças esportivas do Sudeste do Tocantins.

Ponte Alta do Bom Jesus foi emancipada em 14 de novembro de 1958 e de lá para cá muitas coisas boas aconteceram para hoje ser reconhecida como uma das mais importantes da região das serras gerais, com sua vista exuberante de frente para a linda serra.

HISTORIA DE PONTE ALTA DO BOM JESUS

O início do povoado de Ponte Alta deu-se nos meados do século XIX, quando Moisés Carlos França e seu vaqueiro Joaquim Lourenço construíram suas moradas, nas margens do rio Ponte Alta, nome dado ao arraial nascente, originário de elevada ponte sobre o rio, em local de altas ribanceiras.

Com o desenvolvimento dado pelo fundador à agropecuária, em pouco tempo a povoação de Ponte Alta aplicou-se com a vinda de numerosos agricultores e criadores de gado das regiões vizinhas.

Depois de um século de estagnação, o povoado conseguiu sua elevação a distrito, integrando o município de Taguatinga, com o topônimo alterado para Ponte Alta do Bom Jesus, lembrando o local de origem e o santo padroeiro.

Sete anos depois, Ponte Alta do Bom Jesus recebeu sua autonomia municipal. .

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Ponte Alta do Bom Jesus (ex-povoado), pela Lei Municipal nº 5, de 26-06-1951, subordinado ao município de Taquatinga.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1955, o distrito de Ponte Alta de Bom Jesus, figura no município de Taquatinga.

Elevado à categoria de município com a denominação de Ponte Alta do Bom Jesus, pela Lei Estadual nº 2134, de 14-11-1958, desmembrado do município de Taquatinga. Sede no atual distrito

Ponte Alta do Bom Jesus. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1959.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído do distrito sede.

Fonte: IBGE

© 2015 - Tribuna do Interior - Todos os direitos reservados.
Expediente