Por 1.040 vagas, 86 mil candidatos farão as provas do concurso da PM - Tribuna do Interior

Tribuna do Interior

Tocantins, quarta-feira, 24 de abril de 2024.
09/03/2018 - 23h38m

Por 1.040 vagas, 86 mil candidatos farão as provas do concurso da PM

Da Secom /TO 
Foto: Jadiel Araújo/Secom Tocantins
Gestor de concursos da AOCP, Wesley Faria, e coronel Marcelo Falcão
Gestor de concursos da AOCP, Wesley Faria, e coronel Marcelo Falcão

A primeira etapa do concurso da Polícia Militar acontece neste domingo, 11, e cerca de 86.524 de inscritos farão as provas, segundo o presidente da comissão do certame e Chefe do Estado Maior, coronel Marcelo Falcão Soares. Serão dois processos distintos, pela manhã ocorrem as avaliação para o ingresso no Curso de Formação de Oficiais (CFO), e pela tarde o de Soldados (CFSD).

Os portões dos locais de prova serão abertos com uma hora de antecedência â?? às 7 horas, na prova do CFO; e às 13h30 para CFSD. São ofertadas 1.000 vagas para soldados e 40 vagas para cadetes. Os salários iniciais, após os cursos de formação, são de R$ 4.455,46 para soldado e R$ 8.382,10 para aspirante a oficial.

Gestor de concursos da AOCP, Wesley Faria, e coronel Marcelo Falcão (Foto: Jadiel Araújo/Secom Tocantins)

As provas do CFSD serão realizadas nas cidades de Arraias, Taguatinga, Dianópolis, Natividade, Porto Nacional, Araguatins, Augustinópolis, Sítio Novo do Tocantins, Tocantinópolis, Wanderlândia, Gurupi, Alvorada, Formoso do Araguaia, Palmas, Paraíso, Miracema e Araguaína. Já as provas do CFO ocorrem apenas nas regionais em Palmas, Arraias, Araguatins, Gurupi, Araguaína.

Na ocasião, o gestor da Assessoria em Organização de Concursos Públicos (AOCP), Wesley Faria, destacou que toda logística para realização desta primeira fase do concurso está pronta. Ele orientou os candidatos a lerem o edital e acessarem o site da instituição, onde já estão disponíveis os locais de provas, e se possível visitarem com antecedência esses locais, para minimizar os riscos de imprevistos no dia da prova.

Sobre a convocação dos aprovados para o concurso, coronel Falcão fez questão de esclarecer. "O Secretário de Administração nos garantiu a previsão do provimento e efetivação de todos os candidatos aprovados para este ano. Os aprovados podem ficar tranquilos que o governo do Estado cumprirá com todo o cronograma do concurso", disse.

Provas
As provas intelectuais serão objetivas, de múltipla escolha, dissertativa, e terão o seguinte conteúdo: língua portuguesa, raciocínio lógico e matemática, atualidades e conhecimentos regionais, noções de direito, noções de informática, normas pertinentes à PM. Em caráter discursivo, a redação. No total, serão 60 questões que somarão 100 pontos.

Para soldado, o candidato deverá obter o mínimo de 50% de acerto, tendo pelo menos um ponto em cada disciplina; já na de oficial, a pontuação mínima será de 60% de acerto, tendo pelo menos um ponto em cada disciplina para ser aprovado para a segunda etapa do certame. (Com informações da Secom)

© 2015 - Tribuna do Interior - Todos os direitos reservados.
Expediente