Prefeito de Pedro Afonso, Jairo Mariano é aclamado presidente reeleito da Associação Tocantinense de Municípios - Tribuna do Interior

Tribuna do Interior

Tocantins, Sexta-feira, 29 de março de 2024.
14/12/2018 - 18h53m

Prefeito de Pedro Afonso, Jairo Mariano é aclamado presidente reeleito da Associação Tocantinense de Municípios

Victor Morais/Ascom ATM 
Ascom ATM

O prefeito de Pedro Afonso, Jairo Mariano, foi aclamado presidente reeleito da Associação Tocantinense de Municípios (ATM) para o biênio 2019/2020, durante Eleições Gerais ocorridas nesta sexta-feira, 14, no auditório da entidade, em Palmas. Chapa única, intitulada "Municipalismo Forte", Mariano obteve o consenso da grande maioria dos prefeitos, satisfeitos com a gestão desempenhada pelo prefeito de Pedro Afonso nos últimos anos, o que levou sua continuação ao comando da Associação.

No discurso da vitória, Jairo Mariano destacou o consenso como ponto positivo para a ATM. "Isso mostra a integração e união dos prefeitos, virtudes que fortificam a Associação. Não podemos perder o foco da luta municipalista. Vamos continuar lutando, inclusive até o fim deste ano, interruptamente, para que nos próximos anos possamos manter a batalha diária de desenvolvimento de nossas cidades", pontuou Mariano, ao pedir aos prefeitos a participação efetiva dos gestores na apresentação de demandas e soluções às questões municipalistas.

Reeleito

A ultima reeleição de um presidente da ATM ocorreu há quatorze anos atrás, com a reeleição de Paulo Roberto (Taguatinga), então presidente na época. "Isso mostra o trabalho competente e sério desempenhado pelo presidente, que envolveu os prefeitos nas lutas municipalistas, tanto a nível estadual quanto federal. Presente sempre em Brasília, com articulações precisas, angariou recursos de emenda de bancada, apresentou projetos a nível nacional, que deram destaque a entidade, e capacitou os agentes municipais em diversos encontros realizados em Palmas", comentou o prefeito de São Sebastião, Adriano Morais, presente nas eleições ao lado de aproximadamente 60 prefeitos de todo o Estado.

Conquistas

Segundo a ATM, a gestão de Jairo Mariano foi responsável pelo remanejamento de emendas impositivas de bancada em favor dos 139 municípios tocantinenses, um montante de aproximadamente R$ 260 milhões de reais, nos últimos dois anos. � pedido da Associação, recursos dos empréstimos contratados pelo Governo do Estado em instituições bancárias também foram redirecionados para benefícios diretos aos Municípios. Além disso, diversas capacitações foram promovidas aos agentes municipais, como ampliação das receitas municipais, formação em finanças públicas e prevenção e improbidade administrativa. Pela primeira vez na história da ATM, vagas em mestrado especializado foram ofertadas aos gestores por meio de parceria entre a entidade municipalista e a Universidade Federal do Tocantins.

Lisura

O presidente da Comissão Eleitoral instituída, o prefeito de Tupirama, Dr. Natan, destacou a lisura do processo. "Os prazos foram devidamente cumpridos conforme determina as normativas do Estatuto, e os documentos devidamente publicados e registrados. Editais, resoluções e decisões ganharam publicidades no site da entidade e no mural da instituição. Tudo conforme preconiza as regras estatutárias", afirmou. Além do Dr. Natan, integraram essa comissão os prefeitos Ailton Parente (Santa Rosa do Tocantins) e Washington Vasconcelos (Fátima).

Próximos passos

Reeleito, Mariano elencou os próximos passos a serem dados pela Associação. "A representatividade se manterá cada vez mais forte, preservando a autonomia da ATM diante dos poderes. Teremos vigílias permanente quanto aos repasses constitucionais de recursos fundo a fundo e de parcerias firmadas com os outros entes federativos (Estado e União). As capacitações dos agentes públicos serão permanentes e buscaremos ampliar o leque de assessores e técnicos da entidade, para colaborar em todos os processos das administrações municipais", finalizou Mariano.

O prefeito de Pedro Afonso comandará a ATM para o biênio 2019/2020, tendo como vice-presidentes, Diogo Borges (Talismã) e Júlio Oliveira (Augustinópolis). A posse será dia 01 de março, quando passa a vigorar o novo mandato.

Representadas da chapa

Chapa Municipalismo Forte - Biênio 2019/2021

DIRETORIA
Presidente - Jairo Soares Mariano -Pedro Afonso
1º Vice Presidente - Diogo Borges de Araújo Costa - Talismã
2º Vice Presidente - Júlio da Silva Oliveira - Augustinópolis
1º Diretor Administrativo - Fernandes Martins Rodrigues - Figueirópolis
2º Diretor Administrativo - Fabrício Viana C. Conceição - Paranã
1º Diretor Financeiro - Márcio Pinheiro Rodrigues - Itapiratins
2º Diretor Financeiro - Marlen Ribeiro Rodrigues - São Félix do TO

CONSELHO DELIBERATIVO
Eduardo dos Santos Sobrinho - Piraquê
Fernando Pereira Gomes - Novo Alegre
Neurivan Rodrigues de Sousa - Carmolândia
Ivan Paz da Silva - Aguiarnópolis
Luciano Pereira de Oliveira - Goianorte

Suplentes
Adriano Rodrigues de Moraes - São Sebastião
Alessandro Gonçalves Borges - Muricilândia
Joaquim Urcino Ferreira - Chapada da Natividade
Carlos Alberto Rodrigues da Silva - Carrasco Bonito
Sílvio Romério Cardoso Ribeiro Araújo - Taipas do Tocantins

CONSELHO FISCAL
Paulo Hernandes Moura Lima - Bom Jesus do Tocantins
Yaporan da Fonseca Milhomem- Ponte Alta do Bom Jesus
Charles Dias da Silva - Palmeirante

Suplentes
Adriano José Ribeiro - Barrolândia
Ivoneide Barros Barreto - Itaguatins
Gustavo Damaceno de Araújo - Luzinópolis

© 2015 - Tribuna do Interior - Todos os direitos reservados.
Expediente