Prefeitos do Vale do Rio Palmas reunem para tratar de parcerias nas áreas de saúde meio ambiente e infra-estrutura - Tribuna do Interior

Tribuna do Interior

Tocantins, Sexta-feira, 29 de março de 2024.
12/02/2017 - 17h18m

Prefeitos do Vale do Rio Palmas reunem para tratar de parcerias nas áreas de saúde meio ambiente e infra-estrutura

Rodrigues di Sousa 
Ascom Novo Alegre
Reunião para dar o ponto de partida para criação do Consórcio Intermunicipal do Vale do Rio Palmas aconteceu no final de janeiro
Reunião para dar o ponto de partida para criação do Consórcio Intermunicipal do Vale do Rio Palmas aconteceu no final de janeiro
  • REUNIÃ?O FOI NO GABINETO DO PREFEITO DE NOVO ALEGRE FERNANDO PEREIRA
  • Prefeito de Novo Alegre Fernando, de combinado Dolfin, de Aurora Caçula e Lavandeira Roberto Cesar

Por Rodrigues di Sousa

Os prefeitos de Aurora do Tocantins Aloílson Cardoso "o Caçula" (PTB), de Lavandeira Roberto Cesar (PMDB), de Combinado Lindolfo do Prado "Dolfin" (PV) e de Novo Alegre Fernando Pereira (PMDB), reuniram nesta segunda feira dia de janeiro, para tratar de parcerias e propor a formação de Consórcio Intermunicipal de Saúde, Meio Ambiente e Infraestrutura entre os municípios do Vale do Rio Palmas.

A exposição do projeto de formação do Consórcio foi apresentada pelo advogado Paulo Ferreira, secretário Parlamentar do gabinete da deputada Dulci Miranda em Brasília, que reiterou a disposição da deputada tocantinense em apoiar a união dos gestores municipais.

Antes de decidir pela formação do Consórcio Intermunicipal, o grupo de prefeitos estiveram em Palmas com o Secretário de Estado de Saúde Marcus Musafir, para buscar apoio daquela instituição para tratar do assunto.

O prefeito anfitrião da primeira reunião, Fernando Pereira desejou boas-vindas aos colegas e ressaltou a importância da união dos gestores municipais, na busca de soluções conjuntas dos problemas, principalmente de saúde da população. Ele disse que no momento em que o País atravessa umas das maiores crises econômicas de sua história, é preciso buscar parcerias para reduzir os gastos, principalmente na área de saúde.

Já o prefeito de Combinado Lindolfo Prado "o Dolfin", enfatizou que, a união entre os quatro ente municipais irá proporcionar economia, principalmente nos transportes de pacientes para Palmas, que além de combustível e manutenção dos veículos, coloca vidas em riscos em longas viagens até a capital, já que os hospitais regionais não atende as necessidades dos pacientes.

Enquanto que para o prefeito de Lavanderense Roberto Cesar a união dos quatro gestores, certamente diminuirá as despesas com abastecimento e manutenção, mas principalmente diminuir os cansaço físico dos pacientes, já muito deles com a saúde debilitadas. Ao mesmo tempo em que fortalecerá a união em outras áreas como meio ambiente e infraestrutura dos municípios.

Ao passo que, para o prefeito de Aurora Aloílson Caçula, no momento em que os municípios passa por uma profunda crise financeira devido à crise econômica brasileira, é preciso encontrar soluções para diminuir os gastos públicos, e uma das alternativas é a união entre os gestores, principalmente na saúde, um dos maiores gargalos das administrações públicas.

A primeira reunião, do grupo, realizada no gabinete do prefeito Fernando Pereira, em Novo Alegre, contou com além das presenças dos prefeitos supra citados, ainda com as presenças do vice-prefeito de Combinado Glauco Rafael (PMDB), das secretárias da Saúde de Lavandeira Eliana Lemos, de Aurora Gleyson Torres, de Novo Alegre Eliane Prado Araújo, dos chefes de gabinete da prefeitura de Aurora Edilson Souza, da prefeitura de Novo Alegre Maria Lucia e do secretário de Meio Ambiente e Turismo de Lavandeira jornalista Rodrigues di Sousa.

Uma nova reunião do grupo ficou marcada para o próximo dia 1° de março, para dar continuidade ao processo de formalização do consórcio e discutir outros interesses dos municípios envolvidos. Ficou acertado ainda que os gestores enviará as respectivas câmara municipais os projetos de Lei, em que o os mesmos autorize os gestores municipais a celebrarem o Consórcio.

© 2015 - Tribuna do Interior - Todos os direitos reservados.
Expediente