Prefeitos dos municípios do vale do Rio Palmas visita hospital de Aracati CE - Tribuna do Interior

Tribuna do Interior

Tocantins, Sábado, 20 de abril de 2024.
31/03/2017 - 16h43m

Prefeitos dos municípios do vale do Rio Palmas visita hospital de Aracati CE

Rodrigues di Sousa Do JTI Noticias 
Divulgação Comitiva

Os prefeitos da região do Vale do Rio Palmas: de Combinado Adolfo Prado Neto "o Dolfin" (PV); de Lavandeira Roberto Cesar Ferreira de Oliveira (PMDB) e de Novo Alegre Dr. Fernando Pereira Gomes (PMDB), estão em missão oficial na região litorânea do Vale do Aracati, a 150 km de Fortaleza no Estado do Ceará.

Já o prefeito de Aurora do Tocantins Aloílson Tavares Cardoso "o Caçula", não pode fazer parte da comitiva por motiva de força maior, por ter compromissos inadiáveis já agendados para esta semana, mas reafirmou seu interesse na participação do Consórcio.

O motivo da viagem dos prefeitos, ao estado cearense foi conhecer o modelo de Consórcio Intermunicipal de Saúde, entre quatro municípios da região de Aracati, onde possui um hospital público considerado um dos mais modernos e bem administrado do Brasil. O hospital atende pacientes dos municípios em tratamentos de saúde de média e baixa complexidade.

Vale ressaltar que a formação do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Vale do Rio Palmas, está sendo uma das principais prioridades dos gestores municipais dos quatros municípios vizinhos, uma vez que é preciso melhorar a qualidade do tratamento de saúde dos usuários do Sistema �nico de Saúde (SUS) e consequentemente reduzir os custos com viagens e também o sofrimentos dos pacientes em longas distâncias até Palmas.

Com a formação do Consórcio, o hospital de Combinado, que hoje funciona como posto de saúde, e já foi considerado de Hospital de Pequeno Porte (HPP) nos dois primeiros governos de Marcelo Miranda, passará a ser o hospital base da região, onde todos os tratamentos de média e baixa complexidade serão encaminhamentos, para internações, cirurgias, partos normais e cesarianas, traumatologias e exames laboratoriais, entre outros.

Já os demais municípios ficarão encarregados de algumas especialidades ambulatoriais, como consultas de pediatrias, obstetrícias, ginecologias, clinicas medicas, clínica geral, odontológicas e emergenciais nas UBS ou UPAs de Aurora do Tocantins, Lavandeira e Novo Alegre e do próprio Combinado.

Pelo programa, todas as despesas geradas pelo Consórcio de Saúde serão compartilhadas e as despesas do Hospital rateadas pelos municípios, proporcionalmente a quantidade de atendimento aos usuários. Vale lembrar que o governo do Estado e federal farão a compensação pelos atendimentos de seus pacientes, fornecendo profissionais e equipamentos hospitalares.

© 2015 - Tribuna do Interior - Todos os direitos reservados.
Expediente