Tribuna do Interior

Tocantins, Sexta-feira, 29 de março de 2024.
17/01/2018 - 15h40m

Prefeitura de Araguaína não paga e servidores decidem parar atividades

Do Portal CT 
Foto: Divulgação
Alguns servidores estão concentrados na sede do Sisepar e os demais paralisados no próprio local de trabalho
Alguns servidores estão concentrados na sede do Sisepar e os demais paralisados no próprio local de trabalho

O funcionalismo do município de Araguaína que ainda não recebeu o salário de dezembro decidiu paralisar as atividades após o meio-dia desta terça-feira, 16. Em nota ao CT, o presidente do Sindicado dos Servidores Públicos Municipais de Araguaína (Sisepar), Carlos Valadares, informou que a promessa de pagamento da gestão, que acalmou os ânimos e fez com que a manifestação fosse adiada, não foi cumprida.

Alguns servidores estão concentrados na sede do Sisepar e os demais paralisados no próprio local de trabalho. De acordo com a entidade, 30% dos servidores continuarão trabalhando, o restante ficará de braços cruzados. Se os vencimentos não forem depositados em três dias, conforme o Sisepar, as categorias irão deflagrar uma greve.

Regularização
Mais cedo, em nota ao CT, a Prefeitura de Araguaína argumentou que o motivo do atraso seria a falta de repasses obrigatórios pelo Estado. Segundo o Paço, a previsão do Palácio Araguaia é de que o pagamento seja efetuado nesta terça-feira e o vencimento do funcionalismo seja regularizado logo em seguida.

"Os servidores efetivos, contratados e comissionados das áreas da Educação, Saúde e Agência de Segurança, Transporte e Trânsito, que contam com recursos de programas e fundos específicos, receberam seus salários no último dia 10. Já foram pagos R$ 3.808.823,69, o que representa quase 50% dos R$ 7.950.182,52 referentes à folha de pagamento total", ressaltou na nota.

Pagamento escalonado
De acordo com o tesoureiro do Sisepar José Bergonsil, a única categoria que recebeu por completo o subsídio de dezembro foi a Educação. Para as demais categorias, a prefeitura teria escalonado o pagamento.

"Em cada secretaria ele [prefeito] pagou um pouquinho, para não ter uma pasta específica que não recebeu. A que ele pagou completamente foi a Educação, porque tem a verba própria do Fundeb. A Saúde ele pagou cerca de 70% e nas outras secretarias foi pingado", contou.

Farmacéuticos
Por conta do atraso, o Sindicato dos Farmacêuticos do Estado do Tocantins (Sindifato) notificou a gestão municipal. A entidade também protocolou ofícios ao Ministério Público Estadual (MPE) para que instaure inquérito e eventualmente mova ação por improbidade administrativa dos gestores do município e ao Tribunal de Contas do Estado (TCE), para que apure eventuais irregularidades no uso das verbas destinada ao pagamento dos servidores.

Confira a íntegra da nota do Sisepar:

"O Sisepar, entidade que representa todos os Servidores da Prefeitura Municipal de Araguaína, avisa a todos os Servidores da Saúde e quem não recebeu seu pagamento, que faremos uma paralisação de meio-dia de hoje, dia 16 de Janeiro de 2018.

Se não for efetuado os pagamentos dos servidores que estão sem receber, a paralisação continuará é dado o prazo de 3 dias e não forem feitos os pagamentos dos servidores, entraremos de greve. Ou seja, os Servidores só retornaram aos seus trabalhos, após todos receber o seu pagamento.

A partir de hoje só ficará trabalhando 30% dos servidores que estão sem pagamento. Os demais estarão aqui no Sisepar, estamos aguardando a administração nos procurar.

Carlos Guimarães Valadares
Presidente do Sisepar."

© 2015 - Tribuna do Interior - Todos os direitos reservados.
Expediente