Tribuna do Interior

Tocantins, Quinta-feira, 28 de março de 2024.
17/04/2020 - 09h29m

Presidente da ATM concede entrevista a Rádio CBN e comenta decreto Estadual que permite reabertura do Comércio

Victor Morais/Ascom ATM 
Foto: Ascom ATM

O presidente da ATM, Jairo Mariano, concedeu entrevista por telefone à Rádio CBN na manhã desta quarta-feira (15) para falar sobre o decreto Estadual que permite a reabertura de estabelecimentos comerciais considerados não essenciais.

Mariano destacou que recebeu o anúncio do Governo do Estado por meio da imprensa, já que a ATM não foi inclusa no Comitê de Crise para Prevenção do Vírus Covid-19. A entidade municipalista solicitou ingresso no grupo ontem (14), pois considera sua atuação como importante elo com os Municípios.

Em sua fala, o presidente da ATM destacou o pouco contágio existente na grande maioria dos Municípios, segundo ele êxito da política de isolamento social adotadas por muitas prefeituras. Nas cidades onde houveram flexibilização do comércio, " a ATM cobrou intensa fiscalização", e disse que os que puderem fazer "atividades laborais em casa, que assim o faça".

Jairo Mariano disse que o primeiro caso de óbito no Tocantins, ocorrida nesta quarta-feira, foi importante para que os gestores municipais avaliem com muita cautela as tomadas de decisões, ao destacar a posição da ATM em respeitar a autonomia de cada Município em estabelecer suas determinações em combate ao COVID-19.

Quando indagado sobre a estrutura do sistema de saúde nos Municípios, o presidente da ATM lembrou que o ente Municipal concentra seus esforços e recursos na Atenção Básica, e que os casos de urgência e emergência são tratados diretamente na rede Estadual de Saúde, que se encontra presente em alguns Municípios que possuem Hospitais de Pequeno Porte (HPPs).

Mariano também descreveu sobre a situação em Pedro Afonso, município do centro norte no qual é prefeito. A cidade não registra casos confirmados de Coronavírus, nem tão pouco suspeitos.

© 2015 - Tribuna do Interior - Todos os direitos reservados.
Expediente