Tribuna do Interior

Tocantins, Sexta-feira, 29 de março de 2024.
03/11/2015 - 10h48m

Primeiro sargento da PM é morto após troca de tiros com a Polícia Federal em Pindorama

Assessoria de Comunicação da Polícia Militar" 
Divulgação PM/TO
Wirantan Fraga recebeu atendimento no local, mas não resistiu aos ferimentos
Wirantan Fraga recebeu atendimento no local, mas não resistiu aos ferimentos

A comunicação da Polícia Militar (PM) informou que na madrugada de segunda-feira, 2, o primeiro sargento Wirantan Fraga dos Santos foi morto após troca de tiros com a Polícia Federal (PF) em Pindorama, Tocantins. Os militares teriam sido surpreendidos pelos membros da PF durante ação na agência de Correios do município. A corporação estadual garante que vai acompanhar o caso e instaurar procedimentos cabíveis para esclarecer as circunstâncias.

De acordo com a PM, policiais devidamente escalados e fardados receberam denúncia de que indivíduos estavam no interior dos Correios de Pindorama. Ao chegaram ao local, constataram que os suspeitos já haviam fugido. Em seguida os militares teriam sido surpreendidos pela Polícia Federal, sem qualquer caracterização, que passaram a atirar contra a agência, ação que foi revidada.

Durante a troca de tiros, policiais civis do Grupo de Operações Táticas Especiais (Gote) chegaram ao local e somente neste momento que os militares compreenderam que se tratava da Polícia Federal. "Até então, devido à falta de caracterização e identificação, os militares não sabiam que se tratava de policiais federais", alega a nota da corporação estadual, que acrescentou: "Cabe ressaltar que a Polícia Civil não participou da ação".

Alvejado durante a troca de tiros, o primeiro sargento Wirantan Fraga dos Santos recebeu atendimento no local, mas não resistiu aos ferimentos. A Polícia Militar afirma que irá acompanhar as investigações, prometendo tomar medidas cabíveis para esclarecer o ocorrido.

"Lamentamos profundamente a tragédia que vitimou o Sargento Wiratan Fraga dos Santos, que morreu cumprindo sua missão de defender a sociedade. Informamos, ainda, que a Polícia Militar está prestando todo apoio à família do nosso policial", conclui a nota.

CT tem buscado entrar em contato com a superintendência da Polícia Federal do Tocantins, mas até o momento não obteve sucesso.

Confira abaixo a íntegra da nota da Polícia Militar:

"NOTA SOBRE MORTE DE SARGENTO EM PINDORAMA

A respeito da ocorrência que vitimou fatalmente o 1º SGT QPPM Wirantan Fraga dos Santos no dia 02/11/2015, por volta de 01h50min, na cidade de Pindorama-TO, segundo informações preliminares, os fatos aconteceram da seguinte forma:

Os policiais militares estavam devidamente escalados e fardados para executar o serviço de policiamento ostensivo na cidade de Pindorama. Houve denúncia de que indivíduos estavam no interior da agência dos Correios do município. Os militares deslocaram ao local da denúncia para averiguar a situação. Os suspeitos já haviam evadido. Logo em seguida, os militares foram surpreendidos pela Polícia Federal em um van sem qualquer caracterização e os policiais federais passaram a atirar na direção dos militares que estavam abrigados, os quais revidaram. Policiais civis do GOTE chegaram ao local e a partir deste momento, foi possível identificar que se tratavam de policiais. Até então, devido a falta de caracterização e identificação, os militares não sabiam que se tratavam de policiais federais. Cabe ressaltar que a Polícia Civil não participou da ação. Ela chegou apenas no final do episódio auxiliando no esclarecimento da situação. O militar foi alvejado durante a troca de tiros e socorrido, mas não resistiu e veio a óbito. O Comando da Polícia Militar informa que adotará todas as medidas para acompanhar o caso. Além de acompanhar os trabalhos de investigação, a Polícia Militar instaurará os procedimentos cabíveis para esclarecer as circunstâncias em que essa situação ocorreu. Lamentamos profundamente a tragédia que vitimou o Sargento Wiratan Fraga dos Santos, que morreu cumprindo sua missão de defender a sociedade. Informamos, ainda, que a Polícia Militar está prestando todo apoio à família do nosso policial.

Assessoria de Comunicação da Polícia Militar"

© 2015 - Tribuna do Interior - Todos os direitos reservados.
Expediente