Tribuna do Interior

Tocantins, Quinta-feira, 28 de março de 2024.
12/06/2020 - 12h24m

Professores da 3ª série do Ensino Médio da rede estadual participam de formação online nos dias 15 e 16 de junho

Alcione Luz/Governo do Tocantins 
Foto: Márcio Vieira /Governo do Tocantins
Formação atenderá 2.563 professores da rede estadual de ensino
Formação atenderá 2.563 professores da rede estadual de ensino

Com o objetivo de preparar os profissionais para o retorno das atividades educacionais não presenciais na rede estadual de ensino, com o uso de novas estratégias e metodologias de aprendizagem, a Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc) realizará, nos dias 15 e 16 de junho, formação para professores das 3ª séries do Ensino Médio, além de coordenadores pedagógicos, diretores escolares, e ainda supervisores e assessores das 13 Diretorias Regionais de Educação. A formação atenderá 2.563 professores lotados nas 291 unidades escolares que ofertam esta modalidade de ensino.

A proposta de retomada do ano letivo apresentada pelo Governo para o período de pandemia (durante e pós-Covid 19) é gradual, recomeçando com o ensino não presencial para os alunos da 3ª série do Ensino Médio, por isso a formação é voltada especificamente aos profissionais que atuam nesta série.

Como medida de segurança, para evitar aglomeração, a formação será online, por meio das ferramentas google meet e zoom, em salas com capacidade máxima de 250 profissionais, e divididas por Diretorias Regionais de Educação.  

De acordo com a titular da Pasta, Adriana Aguiar, o primeiro momento formativo, após a suspensão das aulas, visa preparar os profissionais para a utilização das novas ferramentas de ensino durante e após a pandemia. "A formação foi elaborada com a proposta de orientar e esclarecer quaisquer dúvidas sobre o retorno das atividades não presenciais, bem como apresentar todos os instrumentos pedagógicos e de gestão que possibilitarão a organização e registro da vida escolar dos estudantes neste período", enfatizou.

Programação

Na segunda-feira, 15, a programação começará às 8h, com acolhimento e  participação da secretária Adriana Aguiar. Em seguida será apresentada a proposta de retomada das aulas. Para o período da tarde, estará em pauta o Instrumento Pedagógico – Roteiro de Estudo e uma live com a temática socioemocional com o professor Dr. Ladislau Nascimento, da Universidade Federal do Tocantins (UFT).

Para o segundo dia da formação, das 8h às 12h, estão programadas atividades sobre organização da Rotina Escolar no atual contexto.

Segurança

A proposta de retomada não presencial das atividades educacionais, além de garantir a conclusão da 3ª série do Ensino Médio ainda em 2020, contempla mais quatro pilares: a segurança dos profissionais da educação e dos estudantes, o respeito à diversidade da comunidade escolar do Estado; a garantia de que os estudantes da rede estadual não percam o ano letivo de 2020; e a segurança que o ano de 2021 não seja comprometido em decorrência do ano de 2020.

© 2015 - Tribuna do Interior - Todos os direitos reservados.
Expediente