Projeto de desenvolvimento do turismo formata 14 novos roteiros de observação de aves - Tribuna do Interior

Tribuna do Interior

Tocantins, Quinta-feira, 25 de abril de 2024.
10/12/2019 - 10h14m

Projeto de desenvolvimento do turismo formata 14 novos roteiros de observação de aves

Seleucia Fontes / Governo do Tocantins 
Foto: Emerson Silva/Governo do Tocantins
A integração de vários biomas favorece a grande de variedade de aves no Estado
A integração de vários biomas favorece a grande de variedade de aves no Estado
  • Turismo de Observação de Aves do Cantão

Projeto voltado ao desenvolvimento do turismo de observação de aves nos Estado entra em sua terceira etapa com duas atividades nesta terça, 10, em Palmas. A partir das 6 horas, será feito um teste no Roteiro Pratinha, com saída no portal de entrada da Praia do Prata e a participação de representantes do trade turístico local. Ã?s 14 horas, na sala de reuniões da Secretaria de Industria, Comércio e Serviços (SICS) e Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc), haverá reunião para discutir a construção do tarifário, que levará em consideração critérios como preparação do destino, condições de acesso (estradas e sinalização), qualificação dos condutores, infraestrutura e serviços de apoio.

"A iniciativa do Governo do Estado é importante para fortalecer os roteiros existentes e propor outros novos, além de fortalecer a cultura da observação de aves", explica a consultora Maristela Benites, bióloga e mestre em Ecologia e Conservação, contratada por meio do Projeto de Desenvolvimento Regional Integrado e Sustentável do Tocantins (PDRIS), com recursos do Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD).

O projeto teve início no mês de setembro, sendo que já foram cumpridas as etapas de capacitação de condutores em observação de aves e de formatação de 14 roteiros que envolvem municípios como Palmas, Porto Nacional, Paraíso, Lajeado, São Félix do Tocantins e Ponte Alta, entre outros. Ao final, também será elaborado relatório para subsidiar a produção do Guia Prático de Observações de Aves do Estado do Tocantins. 

"O turismo de observação de aves já é uma realidade no Tocantins, graças à grande variedade de espécies desta região, mas precisamos incentivar a criação de novos roteiros, o que consequentemente demandará a abertura de mais postos de trabalho", afirma o presidente da Adetuc, Tom Lyra, lembrando que a relevância do projeto é atestada pela aprovação pessoal do governador Mauro Carlesse e por sua inserção no PDRIS.

Potencial

Segundo a consultora, o Tocantins possui alto potencial para o segmento de observação de aves. "Há um tesouro muito grande para o desenvolvimento sustentável, a biodiversidade, que pode ser um ativo de desenvolvimento e isto está muito claro no Ecoturismo, do qual o turismo de observação de aves é um componente", explica.

Maristela Benites aponta dois grandes diferenciais para o Estado do Tocantins: a localização geográfica, que permite a integração de vários biomas, promovendo a integração da biota amazônica, com a do Cerrado e da caatinga, além das áreas de inundação. "Isso tudo amplia consideravelmente a diversidade de espécies". Além disso, ainda existe uma cobertura vegetal significativa no Estado que dá suporte a essa alta biodiversidade. "A conjugação desses fatores resulta em exuberância de vida testemunhada por todos, moradores e turistas. Das 1919 espécies de aves reconhecidas no Brasil, o Tocantins possui 1/3 aproximadamente, mais de 650 espécies caminhando para 700", completa.

© 2015 - Tribuna do Interior - Todos os direitos reservados.
Expediente