Projeto de Escolinha de futebol Circuito dos Sonhos de Arraias disputa Prêmio Innovare Nacional, do Poder Judiciário - Tribuna do Interior

Tribuna do Interior

Tocantins, Quinta-feira, 25 de abril de 2024.
01/07/2016 - 07h46m

Projeto de Escolinha de futebol Circuito dos Sonhos de Arraias disputa Prêmio Innovare Nacional, do Poder Judiciário

Alô Esportes 
Divulgação

O professor de educação física, Oscar Alves, por meio do Projeto Escolinha de futebol móvel pelos bairros e quilombo/zona rural do município de Arraias, sudeste do Tocantins, está classificado para a quarta etapa do Prêmio Innovare â?? maior premiação do Judiciário Brasileiro. 

Em razão de já estar classificado para a quarta etapa nacional, ontem a Escolinha de futebol Circuito dos Sonhos recebeu a visita do do consultor do Instituto Datafolha/Folha de São Paulo, onde o veio atestar o funcionamento, produzir vídeos, fotos e depoimentos sobre o projeto.
"Passamos agora para IV etapa. Para nós quebramos já paradigmas e é um momento muito importante para a construção e realização dos nossos Sonhos", disse o idealizador do projeto, o professor Oscar Alves.
O Prêmio Innovare tem como objetivo o reconhecimento e a disseminação de práticas transformadoras que se desenvolvem no interior do sistema de Justiça do Brasil, independentemente de alterações legislativas.
O que é o projeto
Na busca de oportunizar os jovens da região Sudeste do Tocantins para a prática de uma modalidade esportiva, o professor Oscar Alves, lançou no dia 12 de maio, a Escolinha de futebol- Circuito dos Sonhos de Arraias. 
Trata-se de uma escolinha de futebol móvel pelos bairros e quilombo/zona rural do município de Arraias, sudeste do Tocantins, com IDH 0,651 região norte do Brasil, sendo o bioma predominante, o cerrado. 
A escolinha busca alimentar os diferentes sonhos das crianças e adolescentes junto com as famílias, resgatar valores e prevenir que vidas em estado de vulnerabilidade social se percam nas mazelas da sociedade: suicídios, drogas, criminalidade. 
A ação, preventiva, pretende a cada circuito diminuir atos infracionais, bem como resgatar o ser humano para a vida, e ai diminuir, a quantidade de ações infracionais na Jurisdição de Arraias. 
O funcionamento da escolinha de futebol vai além da pratica da modalidade que já é educativa, como também, educação ambiental (Arraias é região mais seca do Tocantins) resgate de valores, praticas do ensino de cidadania, ensino da música, artes, do teatro e patriotismo.
Histórico
A prática foi lançada em 2001 no município de Arraias, através da escolinha de futebol Nilton Santos, esteve em funcionamento no ano de 2013 e agora em 2016 foi reformulada. 
"O futebol é o instrumento utilizado para trazer as crianças e jovens rumo a inclusão social e a cada circuito, pretende-se diminuir os atos infracionais da cidade", afirma o Oscar Alves, professor e idealizador do projeto. 

Metodologia
O funcionamento em circuitos pelos bairros, quilombo/zona rural da cidade nos espaços disponíveis, sendo que a 30(trinta) dias todos os polos em um campo neutro realizarão atividades, pensando que a cada novo encontro a paz e os sonhos voltem a serem construídos em prol de uma sociedade melhor. 
A logística permite que a escolinha vá ao encontro das crianças e jovens dentro da sua comunidade. 
A partir daí inseri-los novamente em um convívio harmônico nos encontros mensais com os demais bairros da cidade. 
Ã? importante ressaltar que motivo da metodologia se dá pelos motivos: os bairros, quilombo/zona rural já estarem em estado avançado de rivalidade, fato que contribui de maneira significativa para os avanços de atos infracionais. 
As atividades serão ministradas de segunda a sexta-feira, no contra turno, com ações teóricas (meio ambiente, produção de textos, vídeos, palestras, entre outras) e a práticas da modalidade esportiva.
Serão atendidos 25 alunos em cada polo de acordo com a faixa etária, totalizando 100 alunos.
Premiação
Os membros do conselho superior do Prêmio Inovarri são: Ministro Carlos Ayres Britto, Roberto Irineu Marinho (Presidente do Grupo Globo) e associações nacionais que representam o poder judiciário.
A comissão julgadora do Prêmio Inovarri são: Ministro Ricardo Lewandowski (Presidente do Supremo Tribunal Federal), Ministra Cármen Lúcia (Vice-presidente do Supremo Tribunal Federal), Ministro José Antônio Dias Toffoli (Presidente do Superior Tribunal Eleitoral), Dr. Rodrigo Janot(Procurador Geral da República), ministros e representantes da classe judiciaria de todo o Brasil. " Não tenho dúvida a maior premiação do judiciário brasileiro, e Arraias no coração do Brasil com o seu representante.", afirma o professor Oscar Alves.

© 2015 - Tribuna do Interior - Todos os direitos reservados.
Expediente