Tribuna do Interior

Tocantins, Sexta-feira, 19 de abril de 2024.
07/06/2016 - 22h24m

Projetos e programas do sistema CNA/SENAR conciliam produção e conservação ambiental

Ascom CNA/SENAR 
Divulgação Google

Água, solo e clima são recursos essenciais para a realização de atividades agropecuárias.  Portanto, a conservação ambiental faz parte da rotina diária do produtor, na lida por uma boa safra ou pela saúde e qualidade da produção animal. Em razão da importância da conscientização e preservação ambiental, o Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado no último domingo (05/06), é uma data que merece ser destacada. A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) desenvolvem programas e ações voltados à preservação, conciliando produção e conservação do meio ambiente.

 

Na CNA, estas ações estão ligadas à Comissão Nacional do Meio Ambiente (CNMA) e a Subcomissão Nacional dos Recursos Hídricos, desenvolvidas na Coordenação de Sustentabilidade, e têm como objetivos definir o posicionamento do setor em assuntos relativos ao desenvolvimento sustentável e subsidiar as suas decisões com estudos, pesquisa e projetos. São formadas por representantes das Federações de Agricultura e Pecuária dos estados, contando ainda com a participação de outras entidades integrantes da cadeia produtiva da agropecuária. As Comissões são assessoradas por uma equipe de técnicos, nas diversas áreas temáticas, que ainda têm a responsabilidade de assessorar a Diretoria Executiva da CNA e às Federações.


A Comissão acompanha também ações sobre as normas ambientais brasileiras; atua na criação de parcerias para recuperação e uso sustentável de áreas protegidas (APPs e RL); acompanha a elaboração de instrumentos normativos, junto ao poder executivo e representa o setor agropecuário brasileiro em acordos internacionais em questões relacionadas ao meio ambiente.

Para o presidente da Comissão, Rodrigo Justus de Brito, "a Comissão é a instância onde são debatidos os posicionamentos do setor que a CNA representa e são definidos os rumos das ações relacionadas à agropecuária no que tange o desenvolvimento sustentável".

 

05 DE JUNHO - Em 1972, durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, em Estocolmo, capital da Suécia, a Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu o Dia Mundial do Meio Ambiente, que passou a ser comemorado todo dia 05 de junho. A data foi escolhida para coincidir com a realização da conferência e tem como objetivo principal chamar a atenção de toda a população para os problemas ambientais e para a importância da preservação dos recursos naturais, que até então eram considerados, por muitos, inesgotáveis.

 

 

  Conheça abaixo um pouco a respeito de cada projeto desenvolvido e acompanhado pela Comissão Nacional do Meio Ambiente:

 

 Avaliação da Pegada Hídrica em Pecuária de Corte e Leite ??visa estabelecer sistemas de referência e gerar dados e informações relacionadas ao uso e consumo de água. Estão sendo monitorados os seguintes sistemas: sistema de produção de leite a pasto, sistema de confinamento de gado de corte e plantas agroindustriais ?? laticínio e abatedouro. Este projeto tem âmbito e impactos nacionais e está sendo coordenado pela Embrapa Pecuária Sudeste, em São Carlos, (SP). O processo de definição da Pegada Hídrica tem 4 fases: definição do escopo, cálculo da pegada, adaptação local e medidas de eficiência. O projeto encontra-se na terceira fase.

 

 Avaliação de Pegada Hídrica na Irrigação visando ao aumento de competitividade da agricultura e da segurança hídrica nacional - esta linha de pesquisa propõe novos estudos que fornecerão uma melhor e adequada escala de monitoramento da água na agricultura irrigada enfatizando as vantagens competitivas da agricultura brasileira. Está em processo de captação de recursos e busca de parcerias junto à academia.


Projeto Alimentos Sustentáveis - propõe discutir a importância da produção agrícola como estratégia de desenvolvimento social, econômico e ambiental, contribuindo para a segurança alimentar. Está previsto, para este ano, um evento internacional para debater o tema, trazendo a experiência de países e pesquisadores referência no assunto.


Projeto Capacitação do Produtor para Integrar os Comitês de Bacias Hidrográficas - os Comitês de Bacia foram criados visando à efetiva implantação, no Brasil, da gestão descentralizada e participativa dos recursos hídricos. A participação dos produtores rurais nos Comitês de Bacia é imprescindível para que o fundamento da gestão compartilhada e participativa seja respeitado. Está sendo integrado a outro projeto de âmbito maior que busca capacitar o produtor rural na tecnologia de irrigação. Deverá ser aprovado até julho deste ano e conta com a parceria do Ministério da Integração Nacional.


 Programa de Prevenção e Controle do Fogo na Agricultura ?? tem como objetivo promover o programa "Educação para Uso do Fogo e Combate aos Incêndios Florestais" para pequenos, médios e grandes produtores rurais e crianças, residentes em áreas propícias a incêndios florestais. Busca capacitar instrutores do SENAR para multiplicação das técnicas de combate ao fogo nos cursos de Formação Profissional Rural (FPR); produzir material informativo sobre as técnicas de combate e uso alternativo do fogo; executar o Programa de Educação e Prevenção de Queimadas na Agricultura, na modalidade Ensino à Distância-EaD e divulgar o vídeo educativo para educação sobre o uso do fogo em escolas rurais e lançar o mascote do programa.

 

Capacitação em Projetos do Programa de Agricultura de Baixa Emissão de Carbono ?? Programa ABC - programas de capacitação de projetistas associados às Federações, criando uma rotina de produção e apresentação de projetos junto aos agentes financeiros. Este projeto ocorre em âmbito nacional.


Unidade de Referência de Manejo da Água - busca levar ao campo o conhecimento necessário ao uso responsável da água. Faz parte do projeto de Desenvolvimento da Irrigação que deve ser aprovado em julho de 2016.


Programa Especial Agricultura Irrigada - o programa incentiva a adoção de tecnologias de irrigação, assegurando alimentos na safra, principalmente, em regiões de escassez de chuva, onde a agricultura irrigada é sinônimo de sobrevivência.  Faz parte do projeto de Desenvolvimento da Irrigação que deve ser aprovado em julho de 2016.


Programa Especial Proteção de Nascentes ?? lançado em marco de 2015 com objetivo de proteger mil nascentes, o programa adota 5 passos: identificar e cercar a nascente, limpar a área, controlar a erosão e replantar espécies nativas. Atualmente, é executado pelo Sistema CNA/SENAR, nos estados.

© 2015 - Tribuna do Interior - Todos os direitos reservados.
Expediente