Tribuna do Interior

Tocantins, Quinta-feira, 28 de março de 2024.
14/06/2016 - 13h13m

PV anuncia frente de oposição em Palmas para trabalhar por consenso

Do Portal CT 
Divulgação
Nova reunião marcada pra quintapfeira, 16, vai dar posse para conselho político do grupo
Nova reunião marcada pra quintapfeira, 16, vai dar posse para conselho político do grupo

Seis partidos e dois pré-candidatos já colocados formam a "Frente por Palmas", uma coalizão de oposição criada em reunião realizada na noite dessa segunda-feira, 13, na Câmara da Capital. Já estavam afinados o PV, PRTB, PSDC e PMB, e juntaram-se ao grupo o PMDB e o PP. Segundo informações da assessoria do Partido Verde, é esperado que na quinta-feira, 16, seja selado acordo para o ingresso do PHS, que também tem nome para postular o Paço da Capital.

Os pré-candidatos da "Frente por Palmas" já colocados oficialmente são a vice-governadora Claudia Lelis (PV) e o deputado estadual Valdemar Júnior (PMDB). Caso se confirme o apoio do PHS, o grupo também ganha como postulante Kairo Bernardo. Corre por fora o nome do presidente do PMDB no Tocantins, Derval de Paiva. Conforme noticiou o blog CT, o nome do peemedebista tem ganhado fôlego e tem a simpatia principalmente do Palácio Araguaia.

Foto: Divulgação
Nova reunião marcada pra quintapfeira, 16, vai dar posse para conselho político do grupo


"Essa Frente vai discutir critérios e definir internamente quem será o candidato do grupo", disse Marcelo Lelis, presidente estadual do Partido Verde, ao destacar que o projeto da aliança prevê fortalecer a chapa majoritária e também as proporcionais. Segundo os pevistas, na reunião o vereador pastor João Campos representou o PSC como observador. A legenda cristã estuda o ingresso no grupo.

Além dos seis partidos que já estão juntos, a expectativa é de reunir um número ainda maior de forças políticas. Os líderes que participaram da reunião saíram ainda com a missão de abrir conversações com outros partidos para se juntarem à aliança. A reunião de quinta-feira, 16, também dará posse ao conselho político do grupo, que contará com a representação de dois nomes de cada sigla e dos novos que poderão surgir.

Fortalecimento 
Presente na reunião, o presidente metropolitano do PMDB, Lázaro Quirino, disse que a aliança é resultado de uma comunhão de propósitos entre o grupo. "Estes partidos estão com o mesmo objetivo, que é construir uma candidatura competitiva e que agregue as forças de oposição ao governo municipal e com estes aliados discutirmos com a comunidade o que é melhor para Palmas", disse.

Para o vereador Milton Neris (PP), que também participou da reunião, os partidos deram um passo acertado. "Acredito que nasceu aqui uma frente forte e que reunirá ainda um número maior de agremiações que vai nos permitir escolher um nome comum a todos e que vai nos possibilitar ganhar as eleições de Palmas", observou.

Para o presidente regional do PSDC, Max Fleury, a aliança veio comungar com a expectativa que o partido tem para a próxima administração de Palmas. "Estamos falando da gestão de uma cidade com mais de 200 mil pessoas que têm suas vidas impactadas pela administração pública e por isso precisamos de escolhas sérias", disse.

Presenças
Participaram da reunião na Câmara a pré-candidata do PV e vice governadora, Cláudia Lelis; os presidentes estadual e municipal do PV, Marcelo Lelis e Deocleciano Gomes; os presidentes estadual e municipal do PSDC, Max Fleury e Gilvan Lino; além do secretário de articulação da sigla, o Irmão Elmir. Ainda compareceram o presidente metropolitano do PMDB, Lázaro Quirino, o presidente da Câmara de Vereadores, Rogério Freitas (PMDB) e o vereador Emerson Coimbra (PMDB), os líderes políticos Eliel Borba e Elisângela Cardoso, também do PMDB, o vereador Milton Neris do PP, além da presidente Metropolitana do PMB, Ana Paula dos Santos.

CT tentou, mas não conseguiu contato com os pré-candidatos peemedebistas, Derval de Paiva e Valdemar Júnior, que não estiveram presentes na reunião.

© 2015 - Tribuna do Interior - Todos os direitos reservados.
Expediente