Tribuna do Interior

Tocantins, Quinta-feira, 25 de abril de 2024.
04/06/2017 - 22h43m

Quadro histórico do PMDB, Freire Júnior volta ao partido depois de quase uma decada

Do Portal CT 
Divulgação Google

O ex-deputado federal Freire Júnior deixou o PV e está de volta ao PMDB desde setembro de 2016. A integração dele é tanta que já é membro do diretório e da executiva regional do partido.

Freire é um dos quadros mais históricos do PMDB do Tocantins. Exerceu cinco mandatos pelo partido na Câmara Federal, seguindo a tradição de seu pai, outro peemedebista de DNA. José dos Santos Freire, o pai, foi nada menos do que oito vezes deputado pela sigla, sendo um dos fundadores do velho MDB no Brasil e em Goiás.

Freire pai, com outro peemedebista da velha guarda, Brito Miranda, de vice, foi candidato a governador do Tocantins, assim que o Estado foi criado pela Constituição Cidadã de 1988. Os dois foram derrotados por seu histórico adversário no então norte goiano Siqueira Campos (sem partido).

No entanto, os Freire romperam com os Miranda em 2005 e fizeram o que até então parecia impossível: se unir ao histórico adversário. O filho foi para o PSDB e, atucanado, disputou a Câmara Federal em 2006, mas não se elegeu.

Também pelo PSDB, Freire Júnior chegou a deputado estadual em 2010, ao lado de Siqueira. Ele rompeu com o ex-governador e, filiado ao PV, caminhou junto com o ex-deputado estadual Marcelo Lelis, através de quem se reaproximou e se reconciliou, em 2014, com o então candidato a governador Marcelo Miranda (PMDB).

Atualmente, Freire Júnior é presidente da Agência de Fomento da gestão Marcelo, mas já se mexe para tentar voltar à Câmara dos Deputados no ano que vem.

© 2015 - Tribuna do Interior - Todos os direitos reservados.
Expediente