Tribuna do Interior

Tocantins, Quinta-feira, 25 de abril de 2024.
20/11/2019 - 20h42m

Reeducandos da Cadeia Pública de Palmeirópolis doam artesanatos para ajudar escola do município

Vitória Soares RE*/Governo do Tocantins 
Seciju/Governo do Tocantins
Doação tem intuito de colaborar com realização de bazar da Escola Municipal Elda Silva Barros
Doação tem intuito de colaborar com realização de bazar da Escola Municipal Elda Silva Barros

Uma das atividades laborais desenvolvidas pelos internos da Cadeia Pública de Palmerópolis, administrada pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju), é a produção de artesanatos. Nesse fim de ano, os reeducandos decidiram colaborar com os estudantes da Escola Municipal Elda Silva Barros da região e realizaram a doação de artesanatos para os alunos realizarem um bazar. Os materiais, produzidos pelos próprios apenados, serão revendidos nesta quarta-feira, 20, na Feira Municipal da cidade.

Os artesanatos doados foram produzidos por nove reeducandos que desenvolvem a atividade laboral na unidade prisional. O dinheiro arrecadado pelos alunos irá contribuir com a realização da festa anual da escola. O reeducando, S.F.S., de 37 anos, doou alguns de seus artesanatos, motivado a ajudar as crianças da comunidade. "Fiquei muito emocionado de participar dessa ação e contribuir com as crianças. Se pudermos ajudar cada vez mais, estaremos à disposição. Além disso, também recebemos a remição de pena com a confecção das peças", conta.

O diretor da unidade prisional, Hélio Soares, ressalta que a ação proporciona benefícios para os estudantes do município e contribui na reinserção social dos reeducandos da unidade. "Essa ação auxilia na ressocialização dos apenados, pois mantém o contato deles com a sociedade, gerando interação. Professores e alunos que vieram buscar os artesanatos conversaram com eles, perguntaram como eles fazem os artesanatos, como eles imaginam voltar para sociedade, entre outras", relatou.

De acordo com o diretor da unidade, a produção dos artesanatos é realizada de forma contínua pelos reeducandos da unidade, pois é uma das atividades laborais que permite a remição de pena pelo trabalho. "A produção dos artesanatos ocorre constantemente e os reeducandos recebem a remição de pena por trabalho pelos materiais produzidos", explicou.

Entre os artesanatos doados, estão cestas, casas de brinquedo e porta-retratos produzidos com palitos de picolé, além de tapetes em crochê e porta-joias.

*Estagiária sob supervisão da jornalista Jaqueline Moraes 

© 2015 - Tribuna do Interior - Todos os direitos reservados.
Expediente