Tribuna do Interior

Tocantins, Sexta-feira, 19 de abril de 2024.
10/06/2016 - 15h09m

Rio Azuis: Em busca do Turismo Sustentável - Por Fernanda Gomes da Silva

Fernanda Gomes da Silva 
Divulgação Google
O Rio Azuis impressiona os visitantes com suas águas cristalinas e termais. Menor rio do Brasil e da América latina e terceiro menor rio do mundo segundo o Guiness Book, tem 147 metros de extensão. Localiza-se na cidade de Aurora do Tocantins, a 490 km da capital do estado Palmas, e a 510 km da capital federal Brasília. Sua beleza vêm atraindo turistas de diversas partes do Brasil e até do mundo.
Em suas proximidades há um pequeno povoado familiar de aproximadamente 100 pessoas provenientes de dois irmãos desbravadores do local, Claro Gomes de Santana e Francisco Gomes de Santana que chegaram com suas famílias no ano de 1939. Na comunidade há quatro restaurantes que oferecem culinária regionalista e três pousadas que atendem os turistas que visitam o Rio Azuis.
Em maio de 2009 foi fundada a AMAA Associação de Moradores e Amigos dos Azuis, cujo o principal objetivo foi unir forças para a preservação do Rio Azuis e o desenvolvimento do turismo sustentável na comunidade. Nesses anos houveram progressos quanto a conscientização da grande relevância da preservação do meio ambiente, da importância da qualidade nos produtos, serviços e atendimento prestado ao turista e da mudança da visão de concorrência pela visão de parceria, colaboração e cooperativismo por parte da maioria dos moradores do povoado do Rio Azuis.
Através da Associação  foram feitas importantes parcerias com o SEBRAE que trouxe diversas cursos, capacitações e missões técnicas de Turismo como Atendimento ao Cliente, Cooperativismo,

 Empreendedorismo, Sabor e Gestão, 5S da Qualidade, Oficina de Bio jóias, Oficina de Artesanato, entre outros, com parcerias com universidades como a CEULP/ ULBRA - Universidade Luterana do Brasil de Palmas que fizeram o projeto da Radio Azuis em parcearia com a comunidade intercalando música de qualidade com vinhetas educativas de preservação do meio ambiente e informativas das características dos pontos turísticos da região, com a UFT - Universidade Federal do Tocantins que tem diversos estudos com estudantes sobre impactos ambientais e fazem visitas técnicas para discutir melhorias para melhora da sustentabilidade, com a UFOB - Universidade Federal do Oeste da Bahia que realizou estudos das características do solo com um grupo de alunos, entre várias outras universidades, e a colaboração do poder público que aprovou por unanimidade na câmara de vereadores a Associação de Moradores e Amigos dos Azuis como de Utilidade Pública.

As melhorias na qualidade do atendimento ao turista e nos serviços prestados foram reconhecidos em diversos Festivais como Festival de Gastronomia e Cultura do Oeste da Bahia, FGT - Festival Gastronômico de Taquaruçu, Festival LEM Gastronomia, Festival Gastronômico Sabores de Itacaré, FESTURIS Feira de Turismo de Gramado, Em diversas reportagens, blogs e revistas como a Revista Exame e a Reportagem Papo de Especialista - Desenvolvimento Territorial e em nove páginas sobre a comunidade do Rio Azuis no livro Territórios da Cidadania - Riquezas de um Novo Brasil.
Em Janeiro de 2016 foi eleita uma nova diretoria da AMAA Associação de Moradores e Amigos dos Azuis cuja a presidente Fernanda Gomes da Silva, têm como maior desafio atual a conscientização dos turistas que visitam o local da importância de não jogar lixo no rio, em suas margens e mata ciliares, respeitar as leis do local como não ligar o som automotivo, não fazer churrasco em lugares impróprios além da responsabilidade de buscar a regulamentação do uso do Balneário do Rio Azuis para fins de recreação, lazer e turismo com medidas que protejam a nascente, a fauna e a flora, e a necessidade da maior investimento em placas educativas e informativas e lixeiras. 
As belezas naturais da Região das Serras Gerais que além do Rio Azuis nas cidades que o cercam, Aurora e Taguatinga, tem grande diversidade de rios, cavernas, cachoeiras e trilhas tem um enorme potencial para o ecoturismo, contanto que haja união da população, dos comerciantes e do poder público em prol do desenvolvimento do turismo sustentável.
© 2015 - Tribuna do Interior - Todos os direitos reservados.
Expediente