Tribuna do Interior

Tocantins, Quinta-feira, 28 de março de 2024.
24/03/2021 - 18h12m

Saúde prorroga campanha de vacinação Antirrábica até 31 de maio

Laiany Alves /Governo do Tocantins 
Foto: Divulgação Saúde
No Tocantins são estimados 344.970 animais a serem vacinados este ano através do trabalho das equipes municipais de saúde.
No Tocantins são estimados 344.970 animais a serem vacinados este ano através do trabalho das equipes municipais de saúde.

A Campanha de Vacinação Antirrábica Animal 2021 teve seu período de execução prorrogado até o dia 31 de maio, em virtude do agravamento da pandemia da Covid-19 no Estado do Tocantins. A Assessoria de Zoonoses e Animais Peçonhentos da Secretaria de Estado da Saúde (SES) orienta os gestores municipais para que façam avaliação da situação epidemiológica de cada município, a fim de verificar a necessidade de suspensão ou continuidade das atividades da vacinação antirrábica.

A técnica da Assessoria de Zoonoses e Animais Peçonhentos, Iza Alencar Sampaio de Oliveira relata que os 139 municípios já receberam materiais e vacinas para realização da campanha de vacinação, e alguns municípios já iniciaram a imunização de cães e gatos pela zona rural. "Os proprietários desses animais domésticos deverão se informar junto às equipes de Saúde de seu município sobre o calendário e locais de vacinação, para ficarem atentos e levarem os animais até os postos de vacinação ou estarem em casa para receber os vacinadores, caso a vacinação esteja ocorrendo nos domicílios", reforça a Iza.

Já a gerente de Vigilância e Controle de Doenças Tropicais Negligenciadas, Carina Graser Azevedo, reforça que a SES reconhece que a execução de uma campanha de vacinação é uma atividade que requer tempo e dedicação dos técnicos e gestores municipais, e "por isso, agradecemos e parabenizamos os esforços das equipes municipais na execução desta campanha, que tem como meta a vacinação de 100% dos cães e gatos existentes no Tocantins, e assim, evitarmos casos de raiva animal e humana, uma doença letal", destacou.

A gerente pede, ainda, que os municípios atentem-se às recomendações do período de pandemia pela Covid-19. "Recomenda-se, portanto, que sejam evitadas as aglomerações, tomando todos os cuidados necessários objetivando reduzir o risco de transmissão dessa doença", pontuou Carina.

No Tocantins são estimados 344.970 animais a serem vacinados este ano através do trabalho das equipes municipais de saúde.  

© 2015 - Tribuna do Interior - Todos os direitos reservados.
Expediente