Tribuna do Interior

Tocantins, Quinta-feira, 25 de abril de 2024.
17/04/2020 - 08h52m

Secretaria da Indústria e Comércio realiza videoconferência para ouvir gestores municipais sobre impactos da crise causada pela pandemia

Fábia Lázaro/Governo do Tocantins 
Foto: Flávio Cavalera
Secretário Tom Lyra, do seu gabinete, conduz videoconferência com gestores municipais do Bico do Papagaio
Secretário Tom Lyra, do seu gabinete, conduz videoconferência com gestores municipais do Bico do Papagaio
  • Técnicos da Sics também acompanharam a videoconferência da sala de reuniões da Sics

Para apresentar as medidas adotadas no âmbito do governo federal e estadual que visam reduzir os impactos causados pela pandemia do novo Coronavírus, a secretaria da Indústria, Comércio e Serviços (Sics), realizou na tarde desta quinta-feira,16, uma videoconferência com os representantes responsáveis pelo desenvolvimento local da região do Bico do Papagaio.

A videoconferência foi conduzida pelo gestor da pasta, Tom Lyra, acompanhada pelo Superintendente Márcio Ferreira e diretora da Indústria, Comércio  e Serviços, Geanny Pinheiro.

Ao abrir a videoconferência, o secretário Tom Lyra destacou aos gestores municipais o esforço do governador Mauro Carlesse com as medidas de isolamento social para evitar a propagação do novo Coronavírus e sua preocupação com os impactos da pandemia na questão econômica.

Questionado sobre a abertura ou não do comércio, o secretário Tom Lyra explicou sobre o Decreto nº 6.083 de 13 de abril de 2020, no qual o Governo do Estado traz uma recomendação do comitê de crise da COVID -19 de   analisar os dados da realidade local em relação à propagação do novo Coronavírus para a retomada gradativa das atividades comerciais.

Tom Lyra apresentou ainda as linhas de crédito oferecidas pelo governo, através  da  Agência de Fomento destinadas às  micro e pequenas empresas ( Limites de até 30 mil reais, taxas de juros especiais e carência de três meses) que contempla também o ramo do turismo, através do  Fungetur. Neste caso são disponibilizados mais de R$ 10 mil para investimentos e capital de Giro. O gestor reforçou a importância destas informações chegar até a ponta.

Lyra destacou ainda a linha de crédito especial com recursos dos Fundos Constitucionais de Financiamento do Norte (FNO) que está disponibilizando R$ 2 bilhões de reais às empresas, a taxas de juros de 2.5% ao ano. Citou ainda o auxílio emergencial pago pelo governo federal, benefício financeiro destinado aos trabalhadores informais, microempreendedores individuais (MEI), autônomos e desempregados .

"O Governador Mauro Carlesse vem trabalhando para que possamos passar por esta tempestade de forma equilibrada e contamos com a ajuda dos gestores no retorno gradativo das atividades não essenciais", completou o secretário.

Realidade local

Foram convidados para participar da videoconferência 25 gestores municipais. Cada um fez uma explanação da realidade econômica em seus municípios e tirou dúvidas em relação às medidas que estão sendo tomadas.  "Foi muito bom, inesquecível, porque tivemos a oportunidade de levar nossa reivindicação ao secretário Tom Lyra de uma forma mais rápida, sem custo para debater e apresentar  nossa ideias  com os demais gestores municipais", afirmou o agente de Desenvolvimento do município Sítio Novo do Tocantins.

Por mais de duas horas, o secretário Tom Lyra esclareceu dúvidas, trocou informações e respondeu os questionamentos dos gestores. Ao final, apresentou um balanço da situação financeira do estado com a segregação da receita devido a suspensão da atividade econômica. "Precisamos tomar as medidas certas neste momento para evitar um colapso maior lá na frente", ressaltou, acrescentando que este é o primeiro passo para uma união e integração entre os colegas secretários.

© 2015 - Tribuna do Interior - Todos os direitos reservados.
Expediente