Tribuna do Interior

Tocantins, Quinta-feira, 28 de março de 2024.
26/03/2021 - 13h00m

Secretaria de Estado da Educação possuí estrutura e assessoria de apoio aos gestores que visitam a Seduc

Ascom ATM 
Foto: Divulgação ATM

A Associação Tocantinense de Municípios (ATM) informa prefeitos e prefeitas, além de dirigentes municipais de Educação que há disponível na sede da Secretaria de Estado da Educação (SEDUC), em Palmas, uma estrutura e assessoria de apoio aos Municípios, para atendimento exclusivo aos gestores municipais que vão até a secretaria em busca de atendimentos para as demandas da área educacional.

O presidente da ATM e prefeito de Talismã, Diogo Borges, teve a oportunidade de conhecer a estrutura e os técnicos que compõem a Assessoria de Apoio aos Municípios (ASMET), apresentados pela secretária de Estado da Educação, Adriana Aguiar. A unidade tem o papel de conceder suporte e assessoramento técnico visando à implantação e à implementação de Políticas Educacionais.  

"É muito bom termos os técnicos à disposição dos prefeitos. Esse suporte dentro do gabinete facilita a aproximação dos gestores municipais com a Educação, reforçando o caráter municipalista da gestão. Iniciativa muito bem vista por todos os prefeitos", disse o presidente da ATM.

ASMET

Segundo a SEDUC, entre as atribuições da ASMET, estão o trabalho de assessoria e o apoio ao processo de monitoramento e avaliação dos Planos Municipais de Educação (PMEs) e a implementação das políticas educacionais advindas do PME. Todas as cidades do Tocantins contam, hoje, com o Plano Municipal de Educação, uma conquista que tem colocado o Tocantins em evidência nacionalmente.

Ainda de acordo com a pasta, também são objetivos da ASMET, assessorar a criação ou reformulação dos Planos de Carreira dos Professores e Profissionais de Educação, em cumprimento com a meta 18 do Plano Nacional de Educação (PNE). A Assessoria colabora com a reestruturação, a formalização e o fortalecimento dos Sistemas Municipais de Educação, no que tange à elaboração de instrumentos norteadores, e ajuda na efetivação destes sistemas.

No que tange aos programas federais, a Assessoria participa do Comitê Gestor do Programa Criança Feliz, bem como faz o acompanhamento e monitoramento do Programa Bolsa Família. "Considerando a municipalidade do Governo Mauro Carlesse, fizemos questão de integrar a Asmet diretamente à estrutura do gabinete da Seduc, para que pudéssemos estar mais próximos dos municípios, levando as ações propostas pelo Estado e pelo Governo Federal", apontou Adriana Aguiar, Secretaria de Estado da Educação.

Conforme destacou a assessora de Apoio aos Municípios na Seduc, Kelma Tavares Barbosa, a Asmet visa fortalecer o regime de colaboração entre as redes educacionais. "Temos membros do corpo técnico da Seduc nas Diretorias Regionais de Educação (DREs), para orientar os gestores municipais quanto às questões relacionadas ao setor educacional. Também divulgamos, orientamos e incentivamos a participação das redes municipais de ensino nas avaliações externas, nos programas, projetos e eventos nacionais", apontou.

Serviço

A Assessoria de Apoio aos Municípios está localizada na sede da Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes, em Palmas. Para otimizar os serviços, os atendimentos aos municípios podem ser feitos por telefone: (63) 3218-7504 ou pelo endereço eletrônico: http://asmet@seduc.to.gov.br

© 2015 - Tribuna do Interior - Todos os direitos reservados.
Expediente