Tribuna do Interior

Tocantins, Sábado, 20 de abril de 2024.
28/05/2020 - 09h28m

Secretaria de Estado da Saúde realizará web conferência sobre panorama da Covid-19

As capacita??es virtuais s?o promovidas pela SES, por meio da Superintend?ncia de Pol?ticas de Aten? 
Foto: Divulgação

Com o intuito de capacitar os servidores sobre a situação da Covid -19 no Estado, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) em parceira com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) realizará na próxima sexta-feira, 29, das 16h às 18h uma web conferência com o tema  "Panorama da COVID-19 e a utilização dos testes rápidos na Rede Pública de Saúde do Tocantins". O público-alvo da videoconferência são gestores e profissionais de saúde.

A Web conferência terá a participação de três palestrantes: a biomédica e diretora do Laboratório Central de Saúde Pública do Tocantins (LAacen/TO) Jucimária Dantas Galvão, a enfermeira do Lacen, Pricilla Diniz Bonfim Silva e o doutor em medicina tropical da Fiocruz/ Rio de Janeiro, Leandro Layter Xavier. A videoconferência será transmitida por meio do Tele saúde da Universidade Federal do Tocantins (UFT), através do link http://www.telesaude.uft.edu.br/bbb/entrar-sala/710.  Para assistir a transmissão é necessário que o participante acesse o link 30 minutos antes do início da capacitação virtual.

A diretora do LACEN-TO, Jucimária Dantas Galvão, explica que "a pauta sobre os testes rápidos é muito valiosa em reforçar sobre o entendimento do teste, a sua aplicabilidade e interpretação no momento da realização na Unidade de Saúde. Muitas dúvidas surgiram na primeira oportunidade que tivemos e a Diretoria de Atenção Primária entendeu que revisitar o tema e esclarecer as dúvidas dos profissionais que atuam na ponta será extremamente relevante. Contamos com a participação e troca de experiências com os colegas dos serviços" esclarece.

Web conferências realizadas

As capacitações virtuais são promovidas pela SES, por meio da Diretoria de Atenção Primária (DAP) e da Superintendência de Políticas de Atenção à Saúde (SPAS), em modalidade EaD, considerando a necessidade de orientar os gestores e profissionais de saúde dos municípios e, ao mesmo tempo, zelar pelo atendimento às recomendações do Ministério da Saúde em evitar aglomerações.

A DAP/SPAS realizou uma enquete online, no período de 06 a 14 de abril de 2020, com objetivo de saber as principais sugestões de temas a serem abordados durante os encontros online, a fim de trazer atualizações ou esclarecimentos sobre o novo Coronavírus (Covid-19).

"Até o momento já foram realizadas 12 web conferências, de uma série de encontros online programados, com a participação de 1.552 pessoas. Os encontros foram gravados e os links estão disponíveis. Quem não conseguiu participar ao vivo, ainda há a possibilidade de assistir". informou a titular da DAP, Laudecy Soares.

Os interessados em assistir as web conferências anteriores, podem acessar o canal do Telessaúde Tocantins no Youtube https://www.youtube.com/channel/UC-noeYEPkk1THwvtmspTUeQ/videos.

© 2015 - Tribuna do Interior - Todos os direitos reservados.
Expediente