Secretário e equipe da Saúde percorrem 15 hospitais no período de carnaval e avaliam atendimento - Tribuna do Interior

Tribuna do Interior

Tocantins, Sexta-feira, 29 de março de 2024.
13/02/2016 - 09h53m

Secretário e equipe da Saúde percorrem 15 hospitais no período de carnaval e avaliam atendimento

Aldenes Lima e Camila Negre / Governo do Tocantins 
Aldenes Lima / Governo do Tocantins
Durante as visitas o secretário conversou com plantonistas e pacientes sobre as situações mais preocupantes
Durante as visitas o secretário conversou com plantonistas e pacientes sobre as situações mais preocupantes
  • O objetivo da ação foi avaliar o funcionamento das unidades hospitalares no carnaval e verificar o cumprimento da escala de plantonistas
  • Segunda-feira, 8, foi a data dedicada para as visitas aos hospitais Regional de Paraíso e Hospital Regional de Gurupi

O secretário de Estado da Saúde, Marcos Esner Musafir; o subsecretário, Claudio Manoel Soares Nunes; e técnicos da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), percorreram mais de 3 mil km em visita a 15 das 19 unidades hospitalares estaduais durante o período de carnaval. O objetivo da ação foi avaliar o funcionamento das unidades hospitalares no carnaval e verificar o cumprimento da escala de plantonistas.

No sábado, 6, a equipe esteve no Hospital Geral de Palmas (HGP), Hospital Infantil de Palmas (HIP) e Hospital e Maternidade Dona Regina (HMDR). Nas três unidades, o secretário conversou com plantonistas e pacientes sobre as situações mais preocupantes, a exemplo de estrutura, superlotação, abastecimento de materiais e medicamentos, logística e regulação de leitos. 

No domingo, 7, foi a vez de três hospitais da região central do Estado receberem a visita da equipe. O Hospital Regional de Miracema (HRM), que conta com mais de 70 leitos, foi o primeiro a ser visitado. Lá, o médico ortopedista, Carlos Artur de Carvalho, destacou a importância do gestor da saúde conhecer a realidade vivida dentro das unidades.  "O hospital já realiza procedimentos no limite de suas possibilidades e com o aumento de suporte da secretaria a gente conseguirá elevar o padrão e ajudar mais pessoas. São, em média, cinco cirurgias ortopédicas todos os dias, mas precisamos de mais materiais para ampliar essa estatística", destacou. 

Com mais de 30 leitos, o Hospital Regional de Pedro Afonso (HRPA) foi a segunda unidade a ser visitada no domingo. No hospital, o secretário foi abordado por servidores, a exemplo da enfermeira, Marcela Silva Lima, que relatou dificuldades. "Precisamos, por exemplo, estruturar melhor a classificação de risco. Ã?s vezes não temos como classificar de acordo com as necessidades dos pacientes porque não temos um serviço estruturado", disse. 

Já no Hospital de Guaraí, a ginecologista Selene Flávia ressaltou que quando há uma boa estrutura tudo é bom, o atendimento e o resultado. Na unidade, a dona de casa, Maria da Piedade Sousa, que acompanhava o filho em uma consulta, também fez questão de falar sobre a visita da equipe. "O atendimento no hospital é bom, mas pode melhorar", reforçou. 

O subsecretário Claudio Nunes disse que as visitas são eficazes para avaliar o sistema. "Esse será um trabalho continuado para que possamos evoluir e progredir. Estamos vendo com mais profundidade como acontece a dinâmica entre os hospitais. Observamos, por exemplo, que existe uma grande oportunidade de melhoria na comunicação entre as unidades de referência", disse.

 Paraíso, Gurupi e Dianópolis 

A segunda-feira, 8, foi a data dedicada para as visitas aos hospitais Regional de Paraíso (HRP) e Hospital Regional de Gurupi (HRG). Em Paraíso, o subsecretário Cláudio Nunes foi recebido pela diretora-geral, Waldineide França. Lá, ele percorreu a unidade que é referência para 15 municípios. 

"Nós temos tentado amenizar as deficiências ao estabelecer parcerias com as prefeituras e a universidade, que destina estagiários para o hospital. A próxima etapa é reduzir o número de transferência de pacientes nossos para o Hospital Geral de Palmas", destacou a diretora Waldineide. 

Enquanto o subsecretário estava em Paraíso, o secretário Marcos Musafir esteve no Hospital Regional de Gurupi (HRG) e verificou de perto problemas pontuais da unidade, como a grande demanda de pacientes, falta de segurança e precariedade da estrutura física.  "Não se pode medicar um paciente sem examiná-lo pessoalmente, da mesma forma, não poderemos fazer uma boa gestão sem vivenciar e dialogar com as equipes de saúde, como determinou o governador Marcelo Miranda", pontuou. 

Já no Hospital Regional de Dianópolis (HRD), a equipe da Sesau verificou a carência de profissionais médicos, mas também uma equipe dedicada trabalhando com plantões extras.

 Xambioá, Augustinópolis e Araguaína

Na região do Bico do Papagaio, os hospitais de Xambioá e Augustinópolis receberam a visita da equipe na terça-feira, 9. No Hospital Regional de Augustinópolis (HRA), ao avaliar o cumprimento da escala, o secretário se deparou com a falta de plantonista. "Imediatamente determinamos ao diretor que desse falta a quem não estivesse presente. Na unidade, havia alguns especialistas, mas ouvimos os pacientes reclamando de atendimento. O hospital está limpo e reformado, mas com pequenas pendências. Percebemos que falta melhorar a gestão interna, o que vamos ajudar a resolver", destacou. 

Já em Xambioá, a equipe encontrou muitos profissionais dedicados, mas carentes de uma melhor estrutura. "Eles têm boa vontade, mas não existem os equipamentos adequados. Estamos avaliando, pontuando e vamos levar todas as demandas ao governador para juntos conseguirmos as soluções", disse o secretário. 

Em Araguaína, o secretário visitou o Hospital de Doenças Tropicais (HDT) e o Hospital Regional, que é referência para 63 municípios do Estado e até algumas cidades do Pará e Maranhão. 

No corredor da unidade, acompanhando a mãe que necessita de cirurgia ortopédica, o comerciante Dione Meire Oliveira disse que a maior preocupação é a demora no atendimento, reconhecendo que o hospital recebe pessoas de vários lugares. 

O anestesiologista do HRA, Carlos Lemos, também aproveitou a oportunidade para falar das dificuldades. "A presença do secretário serve para que ele veja de perto nossa dificuldade com material e pessoal. Percebemos que o governo tem boa vontade política e necessitamos desse apoio. Araguaína tem uma grande demanda de atendimentos, por isso precisamos dessa atenção", afirmou. 

Sobre as demandas, o secretário informou que recebeu determinação do governador para buscar corrigi-las o quanto antes e que a reclamação dos profissionais é justa, merecendo total apoio. "Ã? inaceitável a posição de algumas empresas que dizem que não vão entregar material e medicamentos se não receberem dívidas do governo passado. Elas ganharam uma licitação para oferecer medicamentos e insumos e devem fazer isso porque o que diz respeito a gestão Marcelo Miranda estará sendo pago em dia", explicou o secretário, garantindo que está tomando providências para obrigar as empresas a abastecerem as unidades hospitalares. 

Porto Nacional: Regional e Tia Dedé 

O Hospital Regional de Porto Nacional (HRPN) e o Hospital Materno Infantil Tia Dedé foram os destinos da equipe da Sesau nesta quarta-feira, 10. Seguindo o rito de conversar com pacientes, servidores e conhecer a estrutura das unidades, o secretário Marcos Musafir teceu elogios aos profissionais da saúde e evidenciou a importância de toda a categoria trabalhar motivada, apesar das dificuldades. 

"Mesmo com as dificuldades, os profissionais nos surpreendem, são competentes, dedicados e as escalas estão sendo cumpridas, o que mostra responsabilidade e comprometimento. A visita às unidades de Porto só aumentou a vontade de melhorar as condições dos hospitais, conforme determinou o governador", disse o secretário. 

O cirurgião buco-maxilo que atua no HRP, Luciano Padilha, reforçou o difícil momento pelo qual passa a saúde e disse esperar que a situação dentro das unidades melhore. "O secretário fez bem em vir conhecer cada hospital, porque no gabinete dele as coisas chegam de outra maneira. O Hospital de Porto era para desafogar o HGP, mas para isso precisávamos de mais profissionais e materiais. A gente não quer só visita, queremos a resolução dos problemas", finalizou. 

Ao finalizar o calendário de visitas, o secretário Musafir reforçou que a ação é a prova do comprometimento da gestão em sentir de perto os problemas e buscar soluções a curto, médio e longo prazo. "Foram momentos de enriquecimento do ponto de vista prático e de contato com os profissionais que ficam na ponta. Identificamos situações que podem ter solução de gestão rápida e outros problemas mais sérios que vão exigir da secretaria e do governo um esforço. Vamos tentar chegar a um equilíbrio para que possamos continuar, a pedido do governador Marcelo Miranda, oferecendo, ampliando e melhorando o serviço  de saúde a população", finalizou o secretário.

© 2015 - Tribuna do Interior - Todos os direitos reservados.
Expediente