Tribuna do Interior

Tocantins, Sábado, 20 de abril de 2024.
19/10/2015 - 21h28m

Semana Nacional de Ciência e Tecnologia tem abertura nesta segunda-feira

Tânia Caldas / Governo do Tocantins 

Com o objetivo de aproximar a ciência e a tecnologia da população, o Governo do Estado, por meio da Agência Tocantinense de Ciência, Tecnologia e Inovaçao (Agetec), promove nesta segunda-feira, 19, às 19 horas, na Faculdade Católica do Tocantins, a abertura da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) 2015, que, no Tocantins, acontecerá no período de 19 a 23 de outubro. A palestra de abertura será ministrada pelo consultor de empresas nacionais e internacionais Flávio Rosário, especialista em Inovação, Tecnologia e Mídias Sociais. A palestra é gratuita e aberta ao público.

A partir de terça-feira, 20, a programação reunirá inúmeras atividades na Capital e em diversos municípios do Estado. Em Palmas, alunos do ensino médio participarão de visitas guiadas aos laboratórios da Unitins Agro, nas áreas de agroecologia, biodiversidade, entomologia, herbário, hidrologia, solos e sementes. Haverá também visita à usina hidrelétrica de Lajeado e a subestação de energia de Miracema.

Na Faculdade Católica do Tocantins, haverá exposições como apresentação da célula de combustível de hidrogênio, levitação, robôs, geradores de Vandergraff, exposição de esqueletos de animais, demonstrações dos drones usados na agricultura, dentre outras. Também haverá palestras e oficinas sobre competição tecnológica de braços mecânicos, campeonato de games, e protótipos dentre eles, de um avião jato construído com garrafas pet, uma hidroelétrica e seu funcionamento, casa mostrando racionalização de energia, acionamento de lâmpada por celular, botão liga-desliga e medidor de temperatura, trena eletrônica e sensor de proximidade com infravermelho.

Programação

Ainda no dia 20, acontecerá na Ulbra, a abertura oficial da Feira de Ciências e Tecnologia (Fecit) 2015. Já na Faculdade Católica, acontecerá a Semana Universitária com a V Jornada Científica e de Extensão, quando haverá palestra como o temaSistema de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta, ministrada pela Embrapa. Também será destaque o Ciclo de palestras Desenvolvimentos de aplicações móveis governamentais e SOS 193, que serão ministradas pela PM do Tocantins, além da apresentação do aplicativo TraduzÍndio, assunto ministrado pelo professor da Universidade Federal do Tocantins, George Brito.

Para a quarta-feira, 21, os visitantes poderão participar de atividades como competição tecnológica Carrinho de Rolimã, na Av. Teotônio Segurado, em frente ao Espaço Cultural. Também haverá oficinas no Laboratório Criativo de Leitura e Tecnologia, além de Roda de Conversa sobre os Direitos Humanos, ministrada por representantes da Secretaria de Estado da Defesa e Proteção Social. O público poderá conferir também oficinas promovidas pelo SENAI, entre elas sobre a Prática de Fusão de Fibra ?ptica.

Entre as atividades de quinta-feira, 22, a Escola Tocantinense do Sistema ?nico de Saúde (Etsus-TO), irá proferir palestra como tema Judicialização. No interior do Estado, estão confirmadas atividades nos municípios de Alvorada, Araguacema, Colinas, Cristalândia, Dianópolis, Guaraí, Natividade, Gurupi, Pedro Afonso, Porto Nacional, Taguatinga, Tocantinópolis e Araguaína.

A programação de sexta-feira, 23, contará com apresentação de projetos de conscientização ambiental, que acontecerá no Senai do município de Araguaína. Já no Sesi daquele mesmo município, ocorrerá o Torneio de Robótica. Na Unirg, o visitante poderá acompanhar a I Semana Nacional de C&T Integrada de Gurupi, que contará com o Workshop Ciência da Computação e palestra com o tema Bioinformática.

Ainda em Gurupi, o IFTO irá contemplar os alunos e visitantes com atividades práticas de ensino no curso de Licenciatura em Artes Cênicas, mostra de pesquisas de docentes, trabalhos do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid),  exposição de equipamentos de laboratórios de edificações, experimentos de resistência de materiais, além de materiais expressivos (máscaras, fantoches e desenhos). Em Palmas, de 21 a 23 de outubro, a Unitins apresentará a comunidade acadêmica e aos visitantes, a V Semana Acadêmica do câmpus de Palmas, que terá como temática Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Humano.

Desenvolvimento tecnológico

O tema da 12ª SNCT será Luz, Ciência e Vida, a escolha se baseia em decisão da Assembleia Geral das Nações Unidas, que proclamou 2015 como o Ano Internacional da Luz, com objetivo de celebrar a luz como matéria da ciência e do desenvolvimento tecnológico. O Ano Internacional da Luz é uma iniciativa mundial que vai destacar a importância da luz e das tecnologias ópticas na vida dos cidadãos, assim como no futuro e no desenvolvimento das sociedades de todo o mundo.

Parceiros

A Semana é promovida pelo Ministério da Ciência Tecnologia e Inovação, que, por meio das instituições parceiras, visa à popularização da ciência no País. São parceiros da Agetec na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) 2015, a Embrapa, Investco, Eletrobrás/Eletronorte, Prefeitura de Palmas, Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins, Policia Militar, Ceulp/Ulbra, Católica do Tocantins, Etsus, Senai, SESI, Unitins, Secretaria de Defesa e Proteção Social, Sebrae, UFT, Unirg, IFTO, Prefeitura de Gurupi,  Hemorrede, Colégio Ideal e ONG Casa da Árvore.

© 2015 - Tribuna do Interior - Todos os direitos reservados.
Expediente