Tribuna do Interior

Tocantins, Sexta-feira, 26 de abril de 2024.
12/02/2017 - 22h15m

Semarh recebe prefeitos para reforçar apoio ao CAR e discutir parcerias ambientais

Suene Moraes / Governo do Tocantins e Rodrigues Di Sousa 
Fernando Alves/Governo do Tocantins

Os prefeitos dos municípios de Novo Alegre, Aurora do Tocantins, Combinado e o secretário do Meio Ambiente de Lavandeira estiveram na Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), em Palmas, com o objetivo de estreitar as relações institucionais e reforçar o atendimento do Cadastro Ambiental Rural (CAR), realizado pela pasta, nas quatro cidades tocantinenses. A reunião ocorreu nesta sexta-feira, 10, com a participação da secretária Meire Carreira e do subsecretário Fábio Lelis.

O prefeito de Combinado, Lindolfo Prado Neto "o Dolfin" (PV), informou que o município conta com cerca de 300 produtores rurais. "Sabemos que a Semarh realiza um cronograma de atendimento no interior e viemos solicitar um mutirão nos quatro municípios, pois nossa intenção é auxiliar para facilitar o acesso do produtor rural ao CAR", ressaltou o gestor. Acrescentando que são de pequeno pequeno porte e precisa do auxilio do governo.

Já o prefeito de Novo Alegre, Fernando Pereira (PMDB), adiantou que o grupo vem estudando as parcerias, pois o objetivo é criar o Consórcio Intermunicipal de Saúde, Meio Ambiente e Infraestrutura entre os municípios do Vale do Rio Palmas. "Vamos buscar ações e soluções em conjunto para que a população receba os benefícios de forma eficiente", disse o prefeito. E o governo é importante nessas parcerias, pontuou.

Para o Secretário Municipal de Meio Ambiente e Turismo de Lavandeira, jornalista Rodrigues di Sousa (PV), essas parcerias entre os municípios do Vale do Rio Palmas e o governo do Estado, por meio da Semarh, é de fundamental importância, e certamente ajudará muito os municípios, não apenas no apoio aos pequenos produtores rurais na elaboração do CAR, mas também em outras áreas como na criação do Comitê Gestor da Bacia Hidrográfica do Rio Palmas, como também na questão do Resíduos Sólidos, dando fim aos lixões, além da reestruturação das brigadas de incêndios nos municípios da região.

Já o prefeito de Aurora do Tocantins Aloílson Cardoso "o Caçula" (PTB), ressaltou a importância do encontro dos gestores neste primeiro contato de 2017, renderá boas e importante parcerias, para que juntos possamos dar soluções as questões ambientais de nossa região, além de promover o desenvolvimento sustentável, onde através do Cadastro Ambiental Rural (CAR), outras ações serão implementadas em parcerias entre os municípios do Vale do Rio Palmas e o governo do Estado.

Já o subsecretário da Semarh Fabio Lelis (PV), sugeriu dar o ponta pé inicial nos atendimentos pelo governo do Estado aos pequenos produtores rurais por estes município da região sudeste, ressaltando a importância da preocupação dos gestores municipais do Vale do Rio Palmas com as questões ambientais, onde sugeriu um dia de campo já na primeira quinzena de março, para atender as reivindicações dos gestores.

A ação, segundo a secretária de Meio Ambiente e Recursos Hídricos Meire Carreira (PMB), é positiva e mostra a preocupação dos prefeitos em atender uma demanda nacional, que é o CAR. "O objetivo da pasta é justamente de levar esse atendimento aos pequenos proprietários. Vamos realizar um cronograma para atender estes e os demais municípios", reforçou. Meire Carreira Prometeu visitar a região na segunda semana de março, onde participará de dia de campo junto com a equipe da Semarh.

Participaram da reunião também o presidente do Partido Verde de Combinado Paulo Palmeira e o Diretor de Desenvolvimento Sustentável Janio Washington, que também reafirmou a importância da parcerias entre os municípios do Sudeste e de outras regiões Estado.

CAR

O CAR é um dos mecanismos de fortalecimento da política de preservação ambiental, principalmente das Áreas de Preservação Permanente (APP), de Reserva Legal, das florestas e dos remanescentes de vegetação nativa. Até o momento, foi realizada a adesão de aproximadamente 40 mil pequenos produtores rurais, o que equivale a cerca de 13 milhões de hectares cadastráveis, algo em torno de 57% do total, conforme o último balanço do CAR. Os dados também estão disponíveis no site da secretaria.

O prazo final do cadastramento com benefícios, que se encerraria em maio deste ano, foi prorrogado e o cadastro pode ser realizado até dezembro de 2017. Para realizar o CAR o interessado pode acessar o http://site.sigcar.com.br/tocantins/. Para dúvidas sobre prazos e documentos, o telefone disponível é 63 3218 2466.

© 2015 - Tribuna do Interior - Todos os direitos reservados.
Expediente