Ser melhor, o desafio de cada dia, por Omar Hennemann - Tribuna do Interior

Tribuna do Interior

Tocantins, Quinta-feira, 28 de março de 2024.
27/03/2017 - 15h43m

Ser melhor, o desafio de cada dia, por Omar Hennemann

Omar Hennemann 
Divulgação
OMAR HENNEMANN Ã? superintendente do Sebrae/TO imprensasebraeto@gmail.com
OMAR HENNEMANN Ã? superintendente do Sebrae/TO imprensasebraeto@gmail.com

Não sei se vocês já pensaram nisso, mas em todo caso lá vai: A matemática da vida é diferente da matemática da escola. Na escola, a gente aprende que 2 + 2 = 4 e nem o jeitinho brasileiro pode mudar isto, pois a matemática é uma ciência exata.

Já a matemática da vida é diferente. Parece obvio, mas não é. Cada hora que passa é diminuída do tempo de nossas vidas, e não somada. Cada dia que passa é um dia a menos nesta vida e não um dia a mais que teremos pela frente. Cada aniversário que comemoramos é um ano a menos para ficar aqui na terra. A vida é uma troca. Ela te dá o tempo, seja ele qual for e você deve usá-lo para seu conhecimento moral e intelectual.

Tenho um projeto de vida que contempla mais 20 anos de existência. Depois deste tempo, quero estar com a mala pronta para a partida, embora o maquinista do trem não seja eu. Minha intenção é trabalhar com toda a energia que tenho nos próximos 10 anos e no restante curtir uma folga, além de servir obras sociais. Na média, tudo certo: meu pai faleceu aos 75 anos e minha mãe ainda vive com seus 85 anos. No 
entanto, como a data da partida não me pertence e se Deus tiver compaixão e resolver me deixar por aqui mais um tempo, vou cumprindo meu papel com felicidade. Se Deus, no entanto, precisar de um palestrante motivacional para animar os anjos, Ele saberá conduzir a minha trajetória.

Muita gente não gosta de fazer qualquer tipo de plano, que dirá um "plano de vida". Segue a vida postergando as coisas, ou como se diz na gíria, "empurrando com a barriga" fazendo coro com Zeca Pagodinho no melhor estilo "deixa a vida me levar". Afirmam que depois de trocar de carro, depois de comprar a casa, depois da formatura dos filhos, depois de casar, depois de se separar, depois que os filhos crescerem... só depois disso tudo é que vão pensar na própria vida! No meu entender, um grande engano.

A vida é uma só, é passageira, rápida, bela para muitos, desafiadora para outros, chata para alguns, sofrida para milhões, e assim por diante. Já vi muita gente chorar amargamente ao redor do caixão na hora do velório de algum familiar ou amigo e aos prantos pedir perdão... pedir desculpas... e só então perceber a dura realidade de que flores precisam ser dadas em vida.

E é por isso mesmo que se deve prestar atenção em algumas verdades. Verdades estas que uma vez colocadas em prática facilitarão muito o tal relacionamento interpessoal. Acompanhe comigo:

1. NINGUÃ?M Ã? PERFEITO: Uma bailarina ensaia meses e meses a sua dança e mesmo assim, ao entrar no palco, corre o risco de errar o passo e cair. Nas raras vezes que vi isso acontecer, o público nunca vaiou a bailarina. Pelo contrário, a bailarina levanta e continua a dança e o público aplaude, transformando assim a queda em recomeço, como deve acontecer no palco de nossas vidas. O público entende que a bailarina é humana, logo não é perfeita. Da mesma 
forma, nesta linha de raciocínio nossos pais não são perfeitos, nossos amigos não são perfeitos, os filhos, os médicos, os professores, os consultores, a esposa, o marido, não são perfeitos. Por conta dessa imperfeição pisamos e ainda vamos pisar na bola muitas outras vezes.

2. CADA UM TEM SEU JEITO: Todo ser humano tem seu jeito de ser. Cada um tem seu modo de fazer as coisas, de pensar e de agir. Parece óbvio, mas é muito difícil aceitar isso no dia-a- dia. Se não somos perfeitos, como vimos no item acima, que pirraça é essa de achar que as pessoas agem por maldade quando não fazem as coisas da maneira que gostaríamos que fizessem? Não se compare com os outros. Seja você mesmo, não queira moldar os outros, isso nunca deu certo.

3. A GENTE COLHE O QUE PLANTA: Tem gente que insiste em querer colher algo diferente do que planta. Sem chances. Não há como plantar soja e colher trigo, plantar batata e colher melancia. Nessa mesma linha de raciocínio, não há como querer amizades sinceras se não agir de forma sincera na relação com os amigos. A sabedoria oriental nos ensina que podemos escolher o que semear, mas somos obrigados a colher aquilo que plantamos.

4. SEM PAZ NADA SE FAZ: Frente à violência social de nossos dias e da crise de segurança que vivemos, tenho a consciência que pouco posso fazer pela paz nas cidades e no bairro onde moro. Mas ao refletir sobre isso, também constato que tudo posso fazer pela paz na minha casa, no lar onde vivo e principalmente no meu interior, no meu coração. Fico triste em saber que existem muitos, mas muitos lares sem a presença de paz. Somente temos o direito de consumir paz se produzirmos paz. Acredito que paz não é ausência de aflições e sim presença de Deus. Por isso concluo abaixo com a 5ª verdade, nos remetendo a Deus.

5. SEM DEUS NÃ?O TEM JEITO DE SER FELIZ: Somos todos iguais em Deus e cada um tem seu modo de expressar sua religiosidade e suas crenças. Isto precisa ser respeitado. O Deus que acredito é um Deus que me entende, que me dá força, que vibra comigo nas minhas conquistas. Sem Ele não tem como sermos felizes. Ã?s vezes achamos que Deus está demorando em mudar uma determinada situação que nos incomoda, mas por vezes Deus está usando 
exatamente essa situação para que possamos mudar, para então sermos felizes.

Certamente existem outras verdades. Descrevi somente cinco delas que no meu modo de entender, se colocadas em prática, nossas chances de realização plena como seres humanos aumentam consideravelmente. Experimente. Valorize-se. Só depende de você!

© 2015 - Tribuna do Interior - Todos os direitos reservados.
Expediente