Setas visita cidades que farão parte do Programa Economia Solidária - Tribuna do Interior

Tribuna do Interior

Tocantins, Sexta-feira, 29 de março de 2024.
03/07/2017 - 15h09m

Setas visita cidades que farão parte do Programa Economia Solidária

Cláudio Duarte/Governo do Tocantins 
Divulgação

Com o objetivo de monitorar e identificar o espaço físico para instalação dos pontos de apoio das ações do Programa Economia Solidária (Ecosol), equipes da Secretaria do Trabalho e Assistência Social (Setas), visitam a partir desta segunda-feira, dia 3, as 10 cidades que implantarão o Programa. Além do monitoramento, a Setas participará de reuniões com prefeitos, secretários municipais de Assistência Social, mais sociedade civil, e juntos elegerão um representante que fará parte da caravana do Estado que irá a Fortaleza (CE),  conhecer os empreendimentos de Economia Solidária daquele local.

Estas visitas serão feitas com a colaboração dos Agentes de Desenvolvimento Local e Economia Solidária com vasto conhecimento da Política Nacional de Economia Solidária. 

Vale ressaltar que no mês de abril deste ano, esses mesmos agentes participaram de uma capacitação de uma semana em Palmas, com conteúdo programático sobre levantamento das potencialidades econômicas locais; fomento de novos empreendimentos solidários e assessoramento aos já existentes; articulação dos gestores públicos e estimulação da construção e fortalecimento de espaços coletivos que debatam e definam as necessidades das comunidades.

Nesta segunda fase do Programa, que inclui visitas que terminarão dia 17 de julho, a secretária Patrícia do Amaral acompanhará as discussões nas cidades de Porto Alegre do Tocantins, Lagoa do Tocantins, e Ponte Alta do Tocantins. "Temos uma equipe extremamente comprometida com esse projeto, e queremos sim, juntos discutirmos as potencialidades locais respeitando a vocação de plantio de cada município e ajudar a potencializar essas vocações", frisou.

Projeto Ecosol Territorial

O Projeto Ecosol Territorial é desenvolvido por um convênio entre a Setas e o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), por meio da Secretaria Nacional de Economia Solidária. O Ecosol tem o objetivo de fortalecer organizações de Economia Solidária nos territórios do Bico do Papagaio, Jalapão e região Sudeste do Tocantins, na promoção do desenvolvimento social e a erradicação da pobreza, por meio da plantio de alimentos que poderão ser consumidos e ou vendidos pelas pessoas envolvidas.

"A qualidade de vida das pessoas poderá ser melhorada usando o espaço físico do próprio quintal para o plantio, por exemplo", disse a Secretária, acrescentando que por isso faz-se necessária a visita destas equipes no sentido de escutar e orientar esses agentes sociais.

Datas Visitas

3/07 â?? Paranã

4/07 - Taipas do Tocantins

6/07 - Rio da Conceição

7/07 - Porto Alegre do Tocantins

8/07 â?? Dianópolis

10/07 - Lagoa do Tocantins

11/07 - Santa Tereza do Tocantins

13/07 - Ponte Alta do Tocantins

14/07 â?? Mateiros

17/07 - Rio Sono.

© 2015 - Tribuna do Interior - Todos os direitos reservados.
Expediente