Tribuna do Interior

Tocantins, Terça-feira, 23 de abril de 2024.
05/11/2015 - 19h09m

Sobre morte de sargento, PF diz que já foi aberto inquérito para apurar o "equivocado confronto policial"

Do Portal CT /Comunicação Social da PF no Tocantinsâ? 
Foto: Reprodução Vídeo PM
Sepultamento do sargento Wiratan foi marcado pela emoção
Sepultamento do sargento Wiratan foi marcado pela emoção

Sobre a morte do primeiro sargento da Polícia Militar Wiratan Fraga dos Santos, 41 anos, a Polícia Federal (PF) informou nesta quinta-feira, 5, que foi aberto inquérito para apurar o "equivocado confronto policial" . Wiratan morreu na segunda-feira, 2, em troca de tiros com a PF, durante uma operação em Pindorama para apurar um assalto à Agência dos Correios.

De acordo com a Polícia Militar (PM), na madrugada daquele dia, policiais devidamente escalados e fardados receberam denúncia de que indivíduos estavam no interior dos Correios de Pindorama. Ao chegaram ao local, constataram que os suspeitos já haviam fugido. Em seguida os militares teriam sido surpreendidos pela PF, sem qualquer caracterização, que passaram a atirar contra a agência, ação que foi revidada.

Segundo a nota emitida pela PF, as primeiras diligências investigativas consistentes na tomada de depoimentos de testemunhas e realização de perícia do local de crime, que foram acompanhadas por um oficial indicado pela PM. Da mesma forma, os depoimentos dos policiais federais que participaram da operação estão sendo acompanhados por dois representantes da PM e por um advogado da Associação dos Policiais Militares do Tocantins.

Ainda na nota, a PF afirmou, que, com apoio da Polícia Civil (PC), prendeu naquele dia quatro criminosos que participaram do furto na agência dos Correios de Pindorama e que a quadrilha já vinha sendo investigada pela corporação. Em poder dos criminosos a PF encontrou fuzis, revólveres e munição. Na nota, a PF também lamentou a morte do militar.

Homenagem
A Polícia Militar do Tocantins preparou um vídeo em homenagem ao sargento Wiratan. Assista a seguir:



UMA HOMENAGEM DA POLÍCIA MILITAR DO TOCANTINS AO SGT WIRATAN FRAGA DOS SANTO from PMTO OFICIAL on Vimeo.

Leia a nota da PF na íntegra:

"Na madrugada do dia 02/11/2015, a Polícia Federal, com apoio da Polícia Civil do Estado de Tocantins, realizou prisão em flagrante de 04 (quatro) criminosos, que portavam armamento de grosso calibre (1 fuzil 762, 1 carabina .44, 1 carabina .22, 02 revolveres .38) após realizarem furto de numerários na agência dos Correios de Pindorama/TO. Foram apreendidos com os criminosos o armamento mencionado, instrumentos utilizados no arrombamento e o numerário furtado.

A quadrilha vinha sendo investigada pela Polícia Federal e as investigações apontavam para ação desses criminosos em Municípios da região próxima a Almas/TO, o que motivou diligências conjuntas com a Polícia Civil, entre os dias 30/10 e 02/11, no sentido de localizá-los, identificá-los e prendê-los no caso de execução do crime.

Lamentavelmente, minutos após o furto da agência dos Correios do Município de Pindorama/TO, na madrugada do dia 02/11/2015, ocorreu troca de tiros entre dois policiais militares que haviam se deslocado ao local do furto e uma equipe de policiais federais, que patrulhavam a cidade.
Da ação resultou a morte de um dos policiais militares.

Foi instaurado inquérito policial para apurar o equivocado confronto policial e a morte do policial militar, com o objetivo de esclarecer as circunstâncias dessa fatalidade.

As primeiras diligências investigativas da Polícia Federal, ocorridas inicialmente no Município de Pindorama/TO, consistentes na tomada de depoimentos de testemunhas e realização de perícia do local de crime, foram acompanhadas por um oficial indicado pela Polícia Militar.

Igualmente, os depoimentos dos policiais federais que participaram da operação estão sendo acompanhados por dois representantes das Polícia Militar e por um advogado da Associação dos Policiais Militares do Tocantins.

A Superintendência Regional da Polícia Federal no Estado de Tocantins lamenta profundamente o ocorrido e declara que as investigações estão sendo conduzidas com a mais absoluta transparência e que somente se manifestará após a conclusão dos trabalhos.

Comunicação Social da PF no Tocantins"

© 2015 - Tribuna do Interior - Todos os direitos reservados.
Expediente