Tribuna do Interior

Tocantins, Quinta-feira, 25 de abril de 2024.
19/09/2015 - 17h46m

Sudeste aponta necessidades em Encontro Regional do PPA para 2016/2019

Mara Santos / Governo do Tocantins 
Divulgação / Governo do Tocantins
Os participantes passaram à tarde debatendo os temas nas oficinas e durante a plenária apresentaram suas necessidades
Os participantes passaram à tarde debatendo os temas nas oficinas e durante a plenária apresentaram suas necessidades

O terceiro Encontro Regional do Plano Plurianual (PPA) 2016/2019, realizado em Natividade, no sudeste do Estado, nesta sexta-feira, 18, também defendeu como uma ação prioritária a melhoria na infraestrutura das escolas públicas estaduais. As discussões, em torno dos eixos temáticos debatidos nos grupos de trabalho divididos em sala de aula, resultaram em propostas defendidas por pelos representantes de 19 municípios.

Os participantes do encontro regional do PPA passaram à tarde debatendo os temas nas oficinas e durante a plenária apresentaram as necessidades identificadas na região.

Sobre o tema Segurança Assistência Social e Direitos Humanos, apontaram o fomento aos Esportes como um caminho para o setor. No eixo Desenvolvimento Agrícola e Meio Ambiente, a falta de infraestrutura, equipamentos e material técnico de trabalho para assistência técnica e extensão rural do Estado, foi uma das demandas apresentadas pelo grupo de trabalho.

No Desenvolvimento Regional, Urbano e Industrial, o problema identificado foram a falta de saneamento e a falta de pavimentação de rodovias estaduais. No tema Gestão Pública, os problemas foram a falta de aterro sanitário, coleta inadequada do lixo e presença de lixões. Assim, como a necessidade de capacitação técnica em diversas áreas da gestão pública.

Na área Educação e Conhecimento, foram apontadas como demandas a infraestrutura adequada para atender aos alunos, o repasse insuficiente e com atraso de recursos financeiros para manutenção da unidade escolar e merenda escolar.

Durante as oficinas, além de identificar os principais problemas regionais, os participantes também sugeriram ações e atividades que podem subsidiar na construção do PPA focado em atender às demandas da sociedade. "Estamos saindo dos gabinetes para ouvir e discutir com as lideranças e gestores as políticas públicas. A nossa meta é construir um Plano Plurianual realista, factível e de viável execução", comentou o secretário de Planejamento e Orçamento, David Torres.

O secretário também afirmou que todas as propostas apresentadas nos encontros regionais serão analisadas para identificar se as ações propostas são de responsabilidade do Estado ou não. "Se for obrigação do Estado, vamos priorizá-las e dividiremos o que é ação das áreas meio e finalístico e aí, sim, vamos elaborar o PPA e enviaremos para a Assembleia Legislativa. A nossa previsão é enviar o documento até o dia 15 de novembro", adiantou o secretário.

Em Natividade, a reunião do PPA foi realizada na Escola Estadual Dr. Quintiliano da Silva e cerca de 350 participaram do evento. O próximo Encontro Regional acontecerá na região sul, no município de  Palmeirópolis na segunda-feira, 21.

© 2015 - Tribuna do Interior - Todos os direitos reservados.
Expediente