Tribuna do Interior

Tocantins, Sexta-feira, 29 de março de 2024.
01/09/2015 - 23h29m

TJ-TO anuncia redução de custos: 7% de telefone e 6% de energia e água até 2020

Do Portal CT 
Divulgação
Meta é ecomizar de 3% a 7% com telefone e 3% a 6% com água e energia ao ano até 2020
Meta é ecomizar de 3% a 7% com telefone e 3% a 6% com água e energia ao ano até 2020

Uma portaria do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJ), publicada nessa segunda-feira, 31, fixa, para cada grupo de unidades da sede e anexos, metas de redução das despesas de telefonia que variam de 3% a 7% ao ano até 2020. Para as despesas com energia elétrica e água, de 3% a 6% ao ano no mesmo período.

O Poder Judiciário aplica, a partir desta terça-feira, 1º, uma redução de custos para as despesas citadas na sede e órgãos anexos do TJTO em Palmas. A medida entra em vigor no TJTO um mês após implantação em todas as comarcas e está regulamentada pela portaria Nº 3.690.

A portaria institui a política de alocação de recursos orçamentários para as despesas com telefonia, energia elétrica e água em atendimento à parceria firmada com o Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O órgão escolheu o Judiciário tocantinense para implantar um projeto piloto ao lado do Judiciário de Minas Gerais e Mato Grosso.

Para o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Ronaldo Eurípedes, a medida está em sintonia com o cenário econômico atual. "Em tempos difíceis para as administrações públicas, o Poder Judiciário busca alternativas para economizar recursos com despesas que podem ser mais bem controladas", defende.

Assim como fixou para as comarcas, as diretrizes direcionadas ao TJTO também regulam a redução de custos, fixação de metas, implantação de modelos de gerenciamento, controles periódicos e de monitoramento, análise dos resultados e correção de ajustes. As unidades da sede do tribunal e anexos foram agrupadas por similaridade, tomando como base a média de despesas e metros quadrados, apuradas no triênio anterior.

O monitoramento do projeto está a cargo de uma equipe composta pelas diretorias Financeira, Administrativa, Tecnologia da Informação e de Infraestrutura e Obras que irá acompanhar a execução e o cumprimento das metas, identificar, dissipar problemas, avaliar e divulgar o resultado. Também há uma equipe de gestores, no TJTO para cada categoria de despesa (água, energia e telefonia).
© 2015 - Tribuna do Interior - Todos os direitos reservados.
Expediente