Tocantins é um dos destinos mais procurados e seguros para os turistas, um dos destaques é a serras gerais - Tribuna do Interior

Tribuna do Interior

Tocantins, Quinta-feira, 28 de março de 2024.
02/12/2019 - 18h01m

Tocantins é um dos destinos mais procurados e seguros para os turistas, um dos destaques é a serras gerais

Carol Setúbal/ Governo do Tocantins 
Foto: João Guilherme

O presidente da Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc), Tom Lyra, esteve reunido, nessa sexta feira, 29, no Quartel do Comando Geral de Palmas (QCG), com o chefe de gabinete do Ministro do Turismo, Hercy Ayres Rodrigues Filho, o Comandante Geral da Polícia Militar, Jaizon Veras Barbosa, e também com o Presidente do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), Sebastião Albuquerque, para tratar sobre os resultados positivos  em relação a questão da segurança nos roteiros turísticos do Estado.

No encontro, Tom lyra destacou a importância do alinhamento de ações entre os órgãos para fomentar o turismo, no sentido de garantir a segurança e promover o desenvolvimento econômico e social das regiões turísticas do Estado. O Presidente lembrou ainda que companhia aerea Azul ofertará mais quatro novos voos ligando Palmas a Recife, a partir do dia 09 de dezembro, o que aumentará significativamente o fluxo de turistas para o Tocantins.

"A orientação do Governador Mauro Carlesse é para que os órgãos trabalhem em conjunto, fornecendo informações para que a segurança pública desenvolva um planejamento de ações, a fim de oferecer total segurança aos turistas que visitam nossos atrativos e manter nosso Estado como um dos mais procurados e seguros para os turistas", frisou Lyra.

Conforme dados apresentados pela Polícia Militar, em 2019, não foram registradas ocorrências nos atrativos turísticos. O trabalho desenvolvido pela Adetuc, Naturatins e Polícia Militar colocou o Tocantins em primeiro lugar, no ranking nacional, na questão de segurança turística.

Reconhecido recentemente pelos turistas como um dos três melhores destinos do país em 2019, o Jalapão foi citado como exemplo de desenvolvimento do turismo de forma sustentável, associado à preservação da fauna e da flora, trazendo grandes resultados positivos, com fluxo de visitantes ultrapassando os  50 mil.

Veja as opções entre Aurora do Tocantins e Lavandeira, mais um paraíso escondido no Brasil

Por Luisa Galiza

A cidade Aurora do Tocantins, município situado na região sudeste do Tocantins, está a 486 km de Brasília e a 530 km de Palmas. Para quem sai de Brasília, é só seguir sentido Chapada dos Veadeiros e para quem sai de Palmas, é descendo o estado pela BR 010. Recebeu o nome de Aurora por conta da Serra Geral que a circunda, fazendo com que o sol dê suas caras mais tarde ao mesmo tempo em que amanhece com uma luz única. O município é pequeno, está a uma altitude de 468 metros e a população estimada é de 3.550 habitantes. Acredito que a maioria nunca ouviu falar a respeito! Pois bem, então veja o que Aurora do Tocantins tem para te oferecer!

Amoooo conhecer lugares pouco explorados e apresento com o maior prazer, esse paraíso escondido no norte do Brasil.

aurora do tocantins

Lá está o Rio Azuis, o menor rio do país, segundo o Guinness Book, com extensão de 147 metros. De uma beleza indescritível, tem água totalmente cristalina, características de muitos locais incríveis no Tocantins. Lá estão também mais de 200 cavernas catalogadas, além de cachoeiras, corredeiras e dunas. Da região emergem fósseis da fauna grandiosa da Idade do Gelo. Ursos e tatus gigantes, onças maiores do que as atuais, parentes de lhamas e camelos, parecendo personagens de desenhos animados. Animais desaparecidos há milênios, cujo estudo promete iluminar cenários do futuro dos ecossistemas brasileiros, em tempo de mudança climática. Junto aos fósseis de animais, cientistas descobriram vestígios humanos, como dentes e pinturas rupestres. Ainda à espera do resultado da datação, esses dentes podem ser alguns dos mais antigos registros humanos do país, testemunhos de capítulos desconhecidos do povoamento das terras que hoje são o Brasil. Sem falar no clima da cidade do rincão do Brasil, calma, pessoas nas portas vendo a vida passar, galinha caipira no almoço, cachaça curtida, carne fresca e brisa no rosto.

Dá para perceber o quão incrível é essa região e o quanto temos para explorar por lá. Quem tem me acompanhado no Instagram, tem visto o quanto amo conhecer novos lugares por esse Brasil. Aurora do Tocantins foi um desses que eu nem tinha ouvido falar, nem sabia da existência. Até que o pessoal dos Calangos do Planalto, grupo de turismo de aventura de Brasília, resolveu divulgar a expedição no carnaval. Era o momento certo, para o lugar certo e com o grupo certo!

aurora do tocantins capacete

grupo auroroa do tocantins

Os Calangos do Planalto já exploram o ecoturismo do DF, entorno e regiões adjacentes, há 20 anos. A ideia do grupo surgiu em prol da qualidade de vida, contato com a natureza e experiências ao ar livre em lugares paradisíacos e alternativos. Nesses anos, o grupo tem focado no lazer, esporte e aventura junto à natureza, com uma equipe de profissionais especializados e experientes na área. As viagens e imersões incluem todo o planejamento e roteiro, com equipamentos, material de segurança e informações a respeito de cada lugar explorado. Oferecem atividades para os amantes da adrenalina e também para os inexperientes que tem interesse em superar limites e melhorar o condicionamento.

Já conheço o grupo há uns bons anos e já fiz diversas atividades com eles. Os Calangos já me apresentaram tantos paraísos escondidos, que sou muito grata às experiências que já me proporcionaram. Sem falar na dose de humor e simpatia da equipe que cativa qualquer um que goste de natureza e boas companhias. ð???

Para você que é de Brasília ou pretende visitar a região, fique de olho na agenda deles, pois todo mês tem atividades por aqui!


Onde se hospedar em aurora do Tocantins

Minha indicação em Aurora é o Recanto Esplendor, que nada mais é do que uma grande casa de 29 leitos, piscina e duas cozinhas: uma gourmet e outra com fogão a lenha e churrasqueira. Todos os quartos têm ar condicionado, mas não tem televisão nem frigobar, pois o intuito é que haja interação dos hóspedes para troca de experiências. Há também redário na área externa e camping, coberto e no gramado, com capacidade para 25 barracas! Super centralizado, o Recanto Esplendor está a poucos minutos à pé de bares, restaurantes, padaria e a alguns quilômetros das atrações principais da cidade.
O dono do local é Alex, super gente boa e atencioso. Para entrar em contato com ele, pode ser através do site indicado acima ou pelo telefone 61 992419003.

  

O que conhecer em Aurora do Tocantins

 

Cidade dos Totens

A Cidade dos Totens é um atrativo bem diferente da região. Depois de 2h30 de trilha debaixo do sol quente do Tocantins, chegamos nas dunas de um tom incrível, com uma vista da Serra Geral mais linda ainda. As areias surgem dos paredões de arenito ao lado da serra na divisa entre Tocantins e Bahia. Por conta da erosão eólica, as rochas areníticas são desfragmentadas e esculpidas pelo vento e chuva (ao longo de centenas de anos) e completa o visual do lugar. Junto à elas, estão as pequenas cidades de totens, que tem esse nome pelas formações esculpidas pela própria natureza. O total da trilha é de 10 km ida e volta, e no caminho não há cachoeira, apenas um poço que foi meu salvador da pátria diante do calor surreal do lugar. Para chegar lá, é preciso guia.

aurora do tocantins luisa galizaFoto: João Guilherme de Carvalho

aurora do tocantins poço

aurora do tocantins mãoFoto: João Guilherme de Carvalhoaurora do tocantins areiaFoto: João Guilherme de Carvalhoaurora do tocantins tenisFoto: João Guilherme de Carvalhoaurora do tocantins dunasFoto: João Guilherme de Carvalhoaurora do tocantins totenFoto: João Guilherme de Carvalhoaurora do tocantins rochaFoto: João Guilherme de Carvalhoaurora do tocantins luisa galizaFoto: João Guilherme de Carvalhoaurora do tocantinsFoto: João Guilherme de Carvalho

aurora do tocantins areias

 

Escorrega

Escorrega é um local para se refrescar e voltar a ser criança. Tem esse nome por conta da corredeira que, em cima das pedras lisas em declive, forma uma espécia de escorregador. Aos finais de semana, é um point da cidade para adultos e crianças, e está somente 9 km do centrinho da cidade.

Cachoeira do Ribeirão

Aquela dádiva da natureza, linda, maravilhosa e pronta para te receber e te encher de vida, depois de taaanto calor! Haha, sério, digo isso porque quando cheguei na cachoeira, eu estava derretendo e ver aquela água linda foi como achar um oásis no deserto. O poço é grande, a queda deliciosa e ainda conseguimos nos encaixar entre a água e a pedra, para um momento de introspecção único. Como está em uma fazenda, é necessário guia para entrar na propriedade.

aurora do tocantins trilha serraFoto: João Guilherme de Carvalhoaurora do tocantins palhaFoto: João Guilherme de Carvalho

aurora do tocantins cachoeria

aurora do tocantins costasFoto: João Guilherme de Carvalho

Dunas Brancas

A duna está perto da Cachoeira do Ribeirão e é um lugar maravilhoso para assistir ao pôr do sol. A caminhada até lá é na areia mesmo e chegando na duna é preciso disposição física para subi-la, pois por conta do declive, da areia fofa, do calor e do tamanho da duna, dá uma boa canseira. Eu subi correndo, lembro que quase morrendo, diga-se de passagem, porque o sol já estava se pondo e queria ver o espetáculo por inteiro. Vale todo esforço, pois o visual das veredas, da Serra Geral, dos buritis na mata e do sol, é coisa de doido� Que lugar lindo, além da energia e da calmaria. � incrível se ver no topo de uma serra, observar o céu mais de perto, ver as cores que mudam com o passar de cada minuto. � uma atração, sem dúvida alguma, obrigatória.

aurora do tocantinsFoto: João Guilherme de Carvalhoaurora do tocantinsFoto: João Guilherme de Carvalhoaurora do tocantinsFoto: João Guilherme de Carvalhoaurora do tocantinsFoto: João Guilherme de Carvalho

aurora do tocantins

aurora do tocantinsFoto: Leonardo RossiniFoto: João Guilherme de Carvalho

 

Rio Azuis

Rio Azuis é o atrativo mais conhecido de Aurora. Tem esse nome por conta da tonalidade azulada e cor cristalina que encanta moradores e turistas. Sim, nem só de Jalapão vive o Tocantins! Aurora também tem lugares paradisíacos e muito mais baratos do que imagina. Sabe quanto custa a entrada no Rio Azuis? R$ 10,00, apenas. Conta com estrutura de bar, abre às 8h da manhã e fica até o entardecer. Nos arredores é possível encontrar restaurantes de comida caseira que ficam abertos até a noite.  O rio, como disse acima, é considerado um dos menores do mundo, com apenas 147 metros de comprimento, até encontrar com o Rio Sobrado.
Siga de carro pela TO 110, ele está a 22 km de Aurora do Tocantins. Como o acesso é fácil e bem sinalizado, não é preciso de guia e não há trilha.

Foto: João Guilherme de CarvalhoFoto: João Guilherme de Carvalho

 

Balneário Douradas

� o clube natural da cidade, com águas claras e calmas, apesar da correnteza, e está a 12 km de estrada de chão do centro de Aurora do Tocantins. A infraestrutura do local é grande, com banheiros, área de alimentação, restaurante, quadra de vôlei e futebol, churrasqueira e quiosques. Ao chegar no local, para esquerda está a parte do rio mais tranquila e rasa, excelente para crianças. Para a direita, está o poço mais fundo e com mais correnteza. Ambos os lados são como prainhas, de areia branca e água translúcida. Não há trilha e não precisa de guia.

 

Cavernas

Aurora do Tocantins é repleta de cavernas em diversas formações rochosas da região. Como já falei nesse post, são mais 200 que já foram descobertas e os moradores dizem ter certeza que ainda descobrirão várias que continuam escondidas. Ã? um lugar perfeito para quem curte explorar labirintos debaixo da terra e conhecer mais sobre a história da fauna e flora do Brasil. Eu visitei a Gruta dos Moura, que apesar de pequena, escondia fósseis de onça e até pintura rupestre. A travessia é curta, mas é preciso disposição para caminhar de quatro apoio, lidar com os morcegos e atravessar uma parte de chaminé. Chaminé é o termo que usado quando abaixo de você tem um buraco e a passagem é feita por meio de força contrária do seu corpo na pedra. Não é coisa de outro mundo e pode servir como uma grande superação para os que não se aventuraram ainda em caverna. Mas como toda a experiência do pessoal dos Calangos do Planalto, disposição e segurança, tudo fica mais tranquilo.

aurora do tocantins verdeFoto: João Guilherme de Carvalho

aurora-do-tocantins caverna

© 2015 - Tribuna do Interior - Todos os direitos reservados.
Expediente