Tocantins registra menor índice negativo de fechamento de empresas no País em 2015 - Tribuna do Interior

Tribuna do Interior

Tocantins, Sábado, 20 de abril de 2024.
16/02/2016 - 14h00m

Tocantins registra menor índice negativo de fechamento de empresas no País em 2015

Ascom Fecomércio Tocantins e da CNC 
Foto: Internet
Hipermercados, supermercados e mercearias apuraram maior diminuição no número de lojas
Hipermercados, supermercados e mercearias apuraram maior diminuição no número de lojas

Estudo da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) registrou que em 2015, em todo o Brasil, cerca de 95,4 mil empresas varejistas (que empregam ao menos um funcionário) fecharam suas portas. No Tocantins, o percentual negativo foi o menor registrado no País, comparado ao ano de 2014, com apenas 1,4%.

O presidente da Fecomércio, Itelvino Pisoni, acredita que este ano o cenário deverá ser semelhante. "A crise econômica vivida pelo País e, em especial, pelo Tocantins, ainda acarretará em novos fechamentos, tendo em vista que algumas empresas não terão condições de arcar com despesas tributárias e folha de pagamento. � lamentável para a economia o fechamento dessas empresas, já que o comércio de bens e serviços são setores fundamentais para o PIB tocantinense", afirmou o presidente.

Ainda de acordo com o estudo, que teve como base dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados do Ministério do Trabalho e Emprego (Caged/MTE) das 27 unidades da Federação, apenas o Estado de Roraima não apresentou queda no número de estabelecimentos varejistas. As maiores variações negativas ocorreram no Espírito Santo (-18,5%), no Amapá (-16,6%) e no Rio Grande do Sul (-16,4%). De acordo com a CNC, está é a maior crise registrada pelo varejo nos últimos 15 anos.

Setores atingidos
Em termos absolutos, foram os hipermercados, os supermercados e as mercearias que apuraram a maior diminuição no número de lojas (-25,6 mil) em relação a 2014. Esse segmento reponde por um em cada três estabelecimentos comerciais do país. Somados às lojas de vestuário e acessórios, esses segmentos responderam por quase metade (45%) das lojas que saíram de operação. (Com informações da Ascom Fecomércio Tocantins e da CNC)

© 2015 - Tribuna do Interior - Todos os direitos reservados.
Expediente