Tribuna do Interior

Tocantins, Sexta-feira, 03 de maio de 2024.
22/04/2024 - 22h30m

TRE-TO leva ação do Programa de Inclusão Sociopolítica das Comunidades Quilombolas para Dianópolis

Carlos Eller (Ascom/TRE-TO) 
Foto: Carlos Eller (Ascom/TRE-TO)
O encontro ocorreu pela manhã na Escola Municipal Descoberto, na Comunidade Lajeado, nesta segunda-feira, 22.
O encontro ocorreu pela manhã na Escola Municipal Descoberto, na Comunidade Lajeado, nesta segunda-feira, 22.
  •  Fomentar a educação política da sociedade
  • O encontro ocorreu pela manhã na Escola Municipal Descoberto, na Comunidade Lajeado

"Promovendo a voz e a participação: Desafios e Caminhos na Comunidade Quilombola Lajeado" foi tema de mais um debate do Programa de Inclusão Sociopolítica das Comunidades Quilombolas, nesta segunda-feira, 22. O encontro ocorreu pela manhã na Escola Municipal Descoberto, na Comunidade Lajeado, que também recebeu ações de regularização eleitoral pelo itinerante da 25ª Zona Eleitoral.

Alunos da escola, moradores da Comunidade Lajeado e da região do município de Dianópolis, puderam participar com os integrantes da roda de conversa sobre a importância e necessidade de exercerem a cidadania por meio do voto e envolvimento político.

A mediação da roda de conversa foi realizada pela coordenadora do Programa de Inclusão Sociopolítica das Comunidades Quilombolas do TRE-TO, juíza Aline Marinho Bailão Iglesias. Debateram com a comunidade o juiz eleitoral da 25ª  Zona Eleitoral, João Alberto Mendes Bezerra Júnior; a coordenadora do programa permanente +Mulher +Democracia, juíza Edssandra Barbosa da Silva Lourenço; a diretora da Escola Municipal Descoberto, Yone Luiz Martins; e a diretora pedagógica da Secretaria Municipal de Educação (Semed), Celenita Gualberto Pereira Bernieri.

A coordenadora do Programa de Inclusão Sociopolítica das Comunidades Quilombolas do TRE-TO, juíza Aline Marinho Bailão Iglesias, destacou que o momento é oportuno para fomentar a democracia. "Com este evento esperamos ampliar ainda mais o diálogo com a Comunidade Quilombola e todos aqui presentes. Pois são fundamentais para nossa democracia", afirmou a juíza.

Já o juiz eleitoral da 25ª ZE, João Alberto Mendes Bezerra Júnior, ressaltou a necessidade da valorização e do protagonismo local, da comunidade, buscando exercer seu direito ao voto, nas escolhas de seus candidatos e ainda da participação na vida política local e regional, lembrando de grandes nomes da luta quilombola.

Atividades

O programa permanente +Mulher +Democracia vai acontecer no dia 23, às 19h, no auditório do Colégio João D’Abreu, Câmpus Dianópolis. Nesta ação será realizada uma audiência pública com uma roda de conversa sob o tema "Inclusão da Mulher na Política". 

O município de Dianópolis vai receber ainda uma ação que promove educação política aos jovens por meio do programa Agentes da Democracia - Formação de Eleitores e Políticos do Futuro. O evento acontece na próxima quarta-feira, 24, também no auditório do Colégio João D’Abreu, às 7h30.

Objetivo Estratégico:

É Fomentar a educação política da sociedade

© 2015 - Tribuna do Interior - Todos os direitos reservados.
Expediente