Tribuna do Interior

Tocantins, Quinta-feira, 18 de abril de 2024.
20/07/2017 - 17h09m

Tudo pronto para a grande festa em comemoração ao aniversário de Conceição

Rodrigues di Sousa 
Foto: Divulgação google
Prefeito Paulo Rocha e sua equipe prepara cidade para realização uma mega festa em comemoração aos 54 anos de emancipação.
Prefeito Paulo Rocha e sua equipe prepara cidade para realização uma mega festa em comemoração aos 54 anos de emancipação.

A prefeitura municipal de Conceição do Tocantins prepara uma extensa agenda de eventos em comemoração ao aniversário de seus 54 anos de emancipação política e independência administrativa do município nos próximos dias 03, 04, 05 e 06 de agosto com uma mega estrutura de ação social e lazer para a população e visitantes.

Entre as programações o prefeito Paulo Rocha (PSD) está preparando uma mega estrutura de saúde para atender a população durante os três dias de festividades com realização de exames médicos em geral, carreta útero é vida, procedimentos odontológicos, entretimento infantil e palestras. Já na área de ação social o município em parceria com o estado realizará emissão de carteira de trabalho, documentos de identidade e cartões do idoso, nos dias 03 e 04 de agosto.

Já no dia 04 haverá também atividades esportivas com uma grande partida da final do campeonato municipal de futebol no estádio municipal.

Já na área cultural a administração municipal estará realizando uma extensa agenda de shows gospel e artístico sertanejo. Entre as atrações a população evangélica poderão assistir o show com o cantor Matos Nascimento na noite do dia 03 de agosto.

Já no dia 04 a população em geral terá a oportunidade em assistir o grande show com a dupla sertaneja Alex & Matielo e Cleber & Cauan. Ao passo que no dia 05 quem animará as festividades de Conceição será a dobradinha de shows com Gabriel dos Teclados e a dupla sertaneja Carlos & Jader. Já no dia 06 será a vez da comunidade Católica assistir o grande show com o Cantor padre Periquito.

Veja programação no banner a direita e prepare para festejar em grande estilos e animação.

História da cidade de Conceição do Tocantins

Por volta de 1741, partindo da Cidade de Vila Boa (Goiás Velho), capital da Província de Goiás, uma bandeira chefiada pelo português Manoel Paes Andrade, chegou ao Rio Palma, nome com que surgiu o Arraial de São João da Palma, hoje Paranã. De lá, seguiu rumo à Conceição, chegando ao local denominado Mata da Cajazeira, hoje parte da Fazenda Ampar Agropecuária, onde no mesmo local seu atual proprietário possui um garimpo mecanizado, atualmente desativado.

Posteriormente, Manoel Paes mudou-se para outro local e construiu uma igreja, a casa de sua residência, além de acomodações para seus escravos, iniciando a povoação do lugar que, em 1755, adquiriu a categoria de Freguesia por ordem do bispo D. Álvaro Botelho, o Conde de São Miguel.

Conceição teve seu posto de contagem chamado "Contagem da Conceição", mencionada em 1812 pelo padre Luís Antônio da Silva e Sousa.

Gentílico: conceiçoense

Formação Administrativa

Em 1854, a Freguesia foi elevada à Vila de Conceição do Norte e, como cabeça de julgado, teve pelo menos três companhias: a de Cavalaria, a de Infantaria e a de Ordenanças.

Em 1884, Conceição do Norte perdeu parte de seu território para que fosse criada a Vila de São José do Duro. Porém, em 7 de agosto de 1963, pela Lei Estadual nº 4.486, recuperou sua autonomia tornando-se o Município de Conceição do Norte, desmembrando-se de Dianópolis, e foi instalado em 1º de janeiro de 1964.

Fonte: Prefeitura Municipal de Conceição do Tocantins (TO). Halum, César Hanna. Municípios tocantinenses - suas origens, seus nomes. Palmas: Provisão, 2008. Associação Tocantinense de Municípios - ATM

Autor do Histórico: FERNANDO C?ZAR RODRIGUES PóVOA

Síntese das Informações
Área da unidade territorial - 2016: 2.500,740: km²
Estabelecimentos de Saúde SUS: 2: estabelecimentos
Matrícula - Ensino fundamental - 2015: 904: matrículas
Matrícula - Ensino médio - 2015: 179: matrículas
Número de unidades locais: 47: unidades
Pessoal ocupado total: 377: pessoas
PIB per capita a preços correntes - 2014: 8.918,06: reais
População residente : 4.182: pessoas
População residente - Homens: 2.132: pessoas
População residente - Mulheres: 2.050: pessoas
População residente alfabetizada: 2.927: pessoas
População residente que frequentava creche ou escola : 1.603: pessoas
População residente, religião católica apostólica romana: 3.460: pessoas
População residente, religião espírita: 3: pessoas
População residente, religião evangélicas: 673: pessoas
Valor do rendimento nominal médio mensal dos domicílios particulares permanentes com rendimento domiciliar, por situação do domicílio - Rural: 704,68: reais
Valor do rendimento nominal médio mensal dos domicílios particulares permanentes com rendimento domiciliar, por situação do domicílio - Urbana: 1.345,39: reais
Valor do rendimento nominal mediano mensal per capita dos domicílios particulares permanentes - Rural: 170,00: reais
Valor do rendimento nominal mediano mensal per capita dos domicílios particulares permanentes - Urbana: 272,00: reais
Índice de Desenvolvimento Humano Municipal - 2010 (IDHM 2010): 0,592:

Fonte:IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.
© 2015 - Tribuna do Interior - Todos os direitos reservados.
Expediente