Tudo pronto para começar a Copa Verde do Vale do Rio Palmas - Tribuna do Interior

Tribuna do Interior

Tocantins, quarta-feira, 24 de abril de 2024.
05/08/2017 - 12h24m

Tudo pronto para começar a Copa Verde do Vale do Rio Palmas

Redação 
Foto: Rodrigues di Sousa

Começa hoje dia 05 de agosto a competição mais esperada do ano, na região dos municípios do vale do Rio Palmas, no sudeste tocantinense. O evento que vai durar cerca de dois meses tem como objetivo disseminar a política de educação ambiental dos quatro municípios do Consórcio Intermunicipal do Vale do Rio Palmas composto pelos municípios de Aurora do Tocantins, Combinado, Lavandeira e Novo Alegre.

A Copa Verde de Futebol Ambiental foi idealizada pela Secretária Municipal de Meio Ambiente, Limpeza Urbana, Turismo e Desenvolvimento Econômico de Lavandeira e está sendo realizada em parceria com as secretárias municipais de meio ambiente e secretárias e diretorias municipais de esportes dos municípios do vale do Rio Palmas, com apoio dos gestores municipais, FIETO, governo do estado e empresários da região.

Este magnifico evento nasceu de uma ideia de nossa gestão à frente da Secretária Municipal de Meio Ambiente, Limpeza Urbana, Turismo e Desenvolvimento Econômico e proposta aos demais secretários municipais de meio ambiente dos municípios supra citados e prontamente acatada pelos prefeitos dos quatro municípios, afirmou o secretário jornalista Rodrigues di Sousa coordenador de mobilização do evento, ao destacar a grande contribuição que essas parcerias darão a proteção ambiental.

O objetivo principal da Copa Verde de Futebol Ambiental é trabalhar a educação ambiental no âmbito dos nos estádios, em parcerias dos organismos ambientais com órgãos esportivos de saúde e escolas e buscar junto aos empresários apoios financeiros, mostrando que eles também precisam de cumprir suas responsabilidades ambientais, para que possamos desenvolver o meio ambiente de maneira sustentável e equilibrado, mostrando aos cidadãos de nossa região, do estado e do Brasil, que é preciso combater as queimadas, porque elas só trazem destruição da fauna e da flora, mata nossos animais silvestres, elimina os olhos dâ??água e nascentes, reduzindo drasticamente os leitos d`agua de nossas cachoeiras, rios, e ainda polui o ar que respiramos atingindo diretamente a nossa saúde. Mostrar aos cidadãos, principalmente os produtores rurais, que é preciso recuperar nossas áreas degradadas pelos desmatamentos desordenados, principalmente as margens dos rios, que estão acabando pelo assoreamento, alerta.

Que é preciso incentivar a pratica da reciclagem diminuindo a inserção de lixos nos aterros sanitários e lixões, educando as pessoas a colocar o lixo orgânico separados dos recicláveis, dentre outros tipos de proteção ambiental. Muito necessário a sobrevivência de hoje e do futuro da humanidade.

Nossos estádios são importante aliados nessa campanha, por ter ali os expectadores reunidos e lá poderem ler nossas faixas, houvir nossas mensagens e nossos jingle ambientais durante os intervalos dos jogos, que durarão dois meses de campeonato.

O prefeito Roberto César anfitrião do evento, é com grande satisfação de ser o patrono desta grande abertura da Copa Verde e receber milhares de pessoas que virão assistir este grande ato solene. Cesar reafirmou ainda seu compromisso em transformar esse evento em tradição e mantendo sempre esta parceria, que certamente contribuirá em muito para a união dos ente municipais.
© 2015 - Tribuna do Interior - Todos os direitos reservados.
Expediente