Tribuna do Interior

Tocantins, Quinta-feira, 28 de março de 2024.
29/11/2017 - 19h05m

UFT de Arraias realiza na semana acadêmica uma roda de conversas sobre Turismo Sustentável

Rodrigues di Sousa do Portal JTI /Pollyana Pereira UFT 
Pollyana Pereira UFT
A mediação da roda d conversas entre os convidados Mauro Barretos, Rodrigues di Sousa e Wagner Moura foi coordenada pela professora do curso e Turismo Mariana Tomazini
A mediação da roda d conversas entre os convidados Mauro Barretos, Rodrigues di Sousa e Wagner Moura foi coordenada pela professora do curso e Turismo Mariana Tomazini

A Universidade Federal do Tocantins (UFT) Campos de Arraias, realizou no ultimo dia 24 de novembro na programação 1° Semana Integrada dos cursos de Matemática, Pedagogia e Turismo Patrimonial e Socioambiental, uma roda de conversas sobre o Turismo Sustentável, com os alunos do Curso de Turismo, da instituição e professores. A principal palestrante foi à professora Susy Simonetti coordenadora da faculdade de Turismo da Universidade Estadual do Amazonas (UEM).

O evento ocorreu no ultimo dia 22 de novembro de 2017 no campus de Arraias, como atividade da 1° Semana Integrada dos cursos de Matemática, Pedagogia e Turismo Patrimonial e Socioambiental da Universidade federal do Tocantins.

A abertura solene do evento aconteceu no campus da instituição e contou com a presença do Diretor do campus, coordenadores dos cursos, autoridades locais e comunidade acadêmica em geral. O tema refletido no decorrer da semana foi "Perspectivas e desafios para a universidade pública no contexto atual", o qual o Professor Dr. João Monlevade, consultor legislativo do Senado Federal, fez uma análise sobre o tema, a fim de que a comunidade acadêmica pudesse analisar o cenário atual das universidades públicas do Brasil.

Nos dias seguintes seguiu com palestras, apresentações de trabalhos e mini-cursos os quais movimentaram toda a comunidade acadêmica. Já no dia 23 a Professora Doutora Susy Simonetti da Universidade Estadual da Amazônia (UEA) ministrou uma palestra no qual abordou o tema "Turismo na Amazônia, os desafios da sustentabilidade", que no qual ao mesmo tempo foi se dialogando e trazendo para a própria Região do município de Arraias.

Na oportunidade a palestrante abordou diversos temas do Eco Turismo Sustentável, com foco na geração de empregos e renda das populações envolvidas nas diversas áreas de Turismo de forma sustentável, sem degradas o meio ambiente.

Já na roda de conversas mediadas pela professora Mariana Tomazini, os convidados foram o Secretário de Meio Ambiente de Arraias Mauro Barretos, o diretor de Turismo de Aurora do Tocantins Wagner Moura e o Secretário de Meio Ambiente, Limpeza Urbana, Turismo e Desenvolvimento Econômico de Lavandeira Jornalista Rodrigues di Sousa, que coordena o Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável dos Municípios do Vale do Rio Palmas.

Abordando a sustentabilidade, os recursos naturais encontrados na região, o modo como cada um estava sendo usado e por fim o que poderia ser feito para causar o mínimo de impactos nos mesmos, por conta da exploração do turismo. Entre os temas abordados foi o que está sendo feito pelos municípios representados na mesa redonda para promover o desenvolvimento sustentável, nas áreas de proteção ambiental, o que os municípios oferecem em termos de atrativos e o que está sendo feito para proteger o patrimônio natural. (Com informações da Ascom UFT de Arraias)

© 2015 - Tribuna do Interior - Todos os direitos reservados.
Expediente