Tribuna do Interior

Tocantins, Terça-feira, 23 de abril de 2024.
21/03/2019 - 07h53m

UFT entrega obras de adequações no Câmpus de Arraias

Ascom UFT de Arraias 
Foto: Divulgação

Para que ensino, pesquisa e extensão tenham mais potencial para atingir o êxito, uma das questões fundamentais que é comum ao tripé que sustenta a universidade é a infraestrutura. Para além das salas de aula e laboratórios, a formação de um aluno depende também de bibliotecas, restaurante universitário e moradia estudantil.

Em 2018, a Universidade Federal do Tocantins (UFT) concluiu ao menos seis grandes obras, iniciou duas e fez um empenho de R$ 3,9 milhões para realizar adequações em todos os câmpus, com previsão de entrega para este ano.

Arraias

No Câmpus de Arraias está prevista a entrega de três adequações ainda para o mês de março: Moradia Estudantil, área de apoio para Educação do Campo e implantação do Setor de Acessibilidade Informacional (SAI).

Moradia Estudantil (Divulgação/Prefeitura Universitária)

No local em que era o Câmpus antigo foi feita uma adequação para se tornar Moradia Estudantil. Anteriormente, os estudantes ficavam alojados em um espaço cedido pelo município, mas os estudantes reivindicavam local melhor. A capacidade do local é para 80 pessoas.

A área de apoio para Educação do Campo ofertará aos alunos um espaço para serviços, lavanderia, vestiário e banheiro. Além de um restaurante universitário, que ainda atenderá os demais estudantes.

Serviço de Acessibilidade Informacional (Divulgação/Prefeitura Universitária)

O Setor de Acessibilidade Informacional (SAI) será implantado nas bibliotecas de todos os câmpus. O SAI atenderá pessoas com diferentes tipos de deficiências. Em breve serão divulgadas mais informações.

O Espaço de Apoio Universitário, voltado especificamente para estudantes de Educação do Campo ofertará aos alunos um espaço para serviços, lavanderia, vestiário e banheiro. Além de um refeitório com 70 lugares, que ainda atenderá os demais estudantes.

Espaço de Apoio Universitário (Divulgação/Prefeitura Universitária)

Na Biblioteca, foi adaptado um espaço para ser o Corredor Cultural do Câmpus, voltado para a expressão das manifestações artísticas e culturais de nossa comunidade acadêmica.

O diretor do Câmpus de Arraias, Tony de Jesus, explica como as adequações contribuirão para melhor acolhimento e permanência dos alunos em nossos cursos. "As obras oferecerão acomodações dignas aos alunos já residentes e àqueles que iniciarão os cursos no mês de março. Estrategicamente, estas edificações darão mais suporte para as atividades finalísticas. Pois quando bem assistidos, tanto alunos quanto servidores técnicos e professores desenvolvem suas atividades com maior motivação. Desta forma, os processos de ensino e aprendizagem terão melhores condições de êxito, uma vez que, enquanto instituição de ensino público temos como prioridade a qualidade e o bem estar no processo de formação de nossos alunos".

Obras em desenvolvimento

Além das adequações em todos os câmpus, duas grandes obras têm previsão de conclusão para este semestre: o Ginásio Poliesportivo, em Miracema, e o novo prédio da Reitoria, em Palmas.

Concluídas em 2018

Apesar do contingenciamento de gastos pelo Governo Federal desde 2015, foram concluídas seis obras em 2018, como as novas unidades em Miracema e Tocantinópolis, o prédio com 36 salas de aula em Porto Nacional e as bibliotecas em Araguaína e Arraias. Além de duas obras paradas que foram retomadas, como o novo prédio da Reitoria.

© 2015 - Tribuna do Interior - Todos os direitos reservados.
Expediente