Tribuna do Interior

Tocantins, Sexta-feira, 19 de abril de 2024.
03/08/2021 - 18h12m

Unidade Penal de Taguatinga passa por melhorias com trabalho conjunto de custodiados e policiais penais

Marcia Rosa/Governo do Tocantins / Edicao: Shara Rezende/Governo do Tocantins 
FOTO: Divulgação WhatsApp
Os trabalhos iniciaram em julho com apoio de quatro custodiados - Seciju/Governo do Tocantins
Os trabalhos iniciaram em julho com apoio de quatro custodiados - Seciju/Governo do Tocantins

Custodiados e servidores da Unidade Penal de Taguatinga trabalham na revitalização predial do estabelecimento prisional conforme o Plano de Reestruturação, Reaparelhamento e Reestruturação do Sistema Penal do Tocantins estabelecido pela Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju) e executado por meio da Superintendência de Administração dos Sistemas Penitenciário e Prisional.

O chefe da Unidade Penal de Taguatinga, Wallas Lima de Azevedo, destacou que a reforma predial assegura mais segurança na execução da pena. "Iniciamos os trabalhos com a colocação dos portões que não tínhamos na unidade, agora estamos na fase de finalização do muro e vamos concluir com a pintura, padronizando as cores e o logo do Sistema Penal. Tudo isso traz melhorias na estrutura da unidade penal, além de uma maior segurança", enfatizou.

Quatro custodiados se voluntariaram ao trabalho que iniciou em julho e que consistiu nas atividades de pintor, serralheiro e pedreiro, já os policiais penais auxiliaram na parte elétrica. Wallas disse que os artefatos de concreto utilizados na obra foram produzidos por custodiados de diversas unidades penais do Estado.

O superintendente de Administração dos Sistemas Penitenciário e Prisional da Seciju, Orleanes Alves, ratifica que a gestão tem alinhado o trabalho do preso ao plano de reestruturação do Sistema Penal.  "O Sistema Penal tocantinense é feito a várias mãos, inclusive com a mão de obra carcerária, o que tem refletido numa melhor execução da pena com as reformas e revitalizações feitas em todas as unidades penais desde que essa gestão assumiu", falou.

O custodiado A.S.S, de 31 anos, fala agradecido sobre a oportunidade de trabalhar na unidade penal. "Pra mim é uma oportunidade pra começar uma nova vida, de regeneração e por me mostrar que a vida que estava vivendo não compensa. Me sinto muito agradecido e feliz pela oportunidade que o Sistema Penal está me dando de trabalhar e quando sair daqui ter uma profissão", finalizou.

© 2015 - Tribuna do Interior - Todos os direitos reservados.
Expediente