Tribuna do Interior

Tocantins, quarta-feira, 24 de abril de 2024.
25/11/2015 - 20h33m

Valdemar pede que MPE não impeça a construção de ponte em Porto Nacional

Elpídio Lopes 
Foto: Benhur de Souza
Valdemar Júnior (PSD) que pede a complacência do Ministério Público Estadual (MPE) para não impedir construção da Ponte de Porto Nacional
Valdemar Júnior (PSD) que pede a complacência do Ministério Público Estadual (MPE) para não impedir construção da Ponte de Porto Nacional

Os parlamentares aprovaram na sessão vespertina desta quarta-feira, dia 18, requerimento do deputado Valdemar Júnior (PSD) que pede a complacência do Ministério Público Estadual (MPE) para não impedir a contratação pelo Governo das empresas que deverão construir a nova ponte sobre o rio Tocantins em Porto Nacional.

O requerente alega que a população local aguarda a construção da ponte com ansiedade. O pedido se deve à criação de força-tarefa pelo MPE, composta por cinco promotores, que ingressou com pedido de tutela e de liminar a fim de que as empresas vencedoras da licitação para a construção da ponte sejam impedidas de realizar contratos com o Governo do Estado.

"Busca-se apenas que o Ministério Público, enquanto fiscal da lei e guardião da sociedade, tenha complacência diante do estado atual da população de Porto, que sofre com a demora da construção da ponte, uma vez que a atual encontra-se em situação precária, colocando os que ali transitam em risco de vida", justificou Valdemar Júnior.

Segundo o parlamentar, a construção da nova ponte vai garantir o desenvolvimento de Porto Nacional e de todo o Estado, pois encurtará o acesso ao terminal multimodal de cargas da Ferrovia Norte-Sul, localizado no distrito de Luzimangues.

A ponte existente está interditada para o trânsito de veículos de cargas pesadas, o que tem dificultado o escoamento da produção da região. Aprovados, os requerimentos dos deputados Cleiton Cardoso (PSL) e Eduardo do Dertins (PPS) pedem a extensão da rede de água na Rua José Pereira Rocha, em Novo Acordo, e a recuperação da Praça do CAT, em Mateiros, respectivamente.

Os parlamentares Jorge Frederico (SD) e Toinho Andrade (PSD) solicitaram uma biblioteca pública estadual para Araguaína e a conclusão de um ginásio de esportes em Paranã. Entre os pedidos de Zé Roberto (PT) está a pavimentação de uma estrada na cidade de Pium.

Amália Santana (PT) e Júnior Evangelista (PRTB) enviaram votos de aplausos para personalidades e instituições em função de relevantes serviços. Solicitado pelo presidente da Casa, deputado Osires Damaso (DEM), o voto ao secretário-executivo do Ministério do Planejamento, Dyogo Henrique de Oliveira, responsável por direcionar verbas para obras no Tocantins.

© 2015 - Tribuna do Interior - Todos os direitos reservados.
Expediente