Tribuna do Interior

Tocantins, Quinta-feira, 28 de março de 2024.
22/09/2020 - 22h04m

Vice-governador apresenta ações de combate à pandemia e incêndios florestais no 21° Fórum de Governadores da Amazônia Legal

Rafael Miranda/Governo do Tocantins 
Foto: Aldemar Ribeiro/Governo do Tocantins
Vice-governador Wanderlei Barbosa participou de encontro virtual com governadores da Amazônia Legal
Vice-governador Wanderlei Barbosa participou de encontro virtual com governadores da Amazônia Legal

O vice-governador do Estado do Tocantins, Wanderlei Barbosa, representou o governador Mauro Carlesse durante a abertura do 21° Fórum de Governadores da Amazônia Legal, que teve início em formato virtual na manhã desta terça-feira, 22. O encontro, que reuniu os chefes do Executivo de nove estados da região, debateu ações emergenciais visando ao desenvolvimento sustentável no bioma amazônico.

Além do vice-governador do Tocantins, também participaram do encontro o governador do Amapá e presidente do Fórum de Governadores da Amazônia Legal, Antônio Waldez Góes; e os governadores do Amazonas, Wilson Miranda Lima; do Maranhão, Flávio Dino; do Mato Grosso, Mauro Mendes; do Pará, Helder Barbalho; de Roraima, Antônio Denarium; e o vice-governador de Rondônia, José Atílio Salazar Martins.

Durante a fala de cada um, os gestores de cada estado apresentaram informações atualizadas sobre desmatamento, queimadas, pandemia do novo Coronavírus, controle de fronteiras, parcerias sustentáveis e outros assuntos pertinentes à região da Amazônia Legal.

Finalizando a rodada de participação dos gestores, o vice-governador Wanderlei Barbosa apresentou um balanço das ações de combate ao desmatamento e aos incêndios florestais, além do trabalho feito para o controle do novo Coronavírus no Tocantins.

"O Tocantins queimou menos este ano. O Exército Brasileiro está nos ajudando com o envio de militares para auxiliar nos trabalhos com os brigadistas. Também fizemos o dever de casa, criando o Comitê do Fogo, que reuniu diversos órgãos e parceiros para combater, prevenir e orientar a população em relação aos incêndios florestais. Este ano, buscamos ações práticas com mais antecedência, por meio de um decreto que proibiu qualquer tipo de queimadas até o mês de novembro", afirmou o vice-governador.

Quanto às ações de controle do desmatamento, o vice-governador Wanderlei Barbosa destacou a realização de trabalhos de conscientização para equilibrar o crescimento com um modelo de agronegócio sustentável para o Estado.

Pandemia do novo Coronavírus

Quanto às ações de enfrentamento à pandemia do novo Coronavírus, o vice-governador Wanderlei Barbosa detalhou os investimentos em prol da saúde tocantinense.

"Estamos retornando as atividades comerciais aos poucos, visando restabelecer a geração de emprego e renda. Todos os estados aqui presentes têm sofrido muito com isso, mas já estamos vendo uma luz no fim de tudo isto. No Tocantins, aumentamos a quantidade de leitos de UTI [Unidade de Terapia Intensiva], compramos mais respiradores, melhoramos nossa rede estadual de saúde, abrimos hospital de campanha, entre outros. Tudo isso, mostra que o Tocantins fez sua parte, mas não deixamos de sentir a dor e tristeza das famílias que perderam seus entes. Foram quase 900 óbitos decorrentes da Covid-19, e isso causa uma preocupação em nosso Governo", destacou o vice-governador.

Fórum

O 21° Fórum de Governadores da Amazônia Legal começou nesta terça-feira, 22, e ainda irá abordar ao longo dos dias 23, 24 e 29 assuntos ligados à preservação do bioma e ao  crescimento regional.

Nesta terça-feira, 22, ocorreu também a realização de um painel virtual sobre Economia Verde, Inovação e Agronegócio de Baixas Emissões. Na parte da tarde, ocorrem ainda reuniões de Câmaras Setoriais, sendo uma delas com o tema Projeto Alfabetização e Aprendizagem na Idade Certa, em Regime de Colaboração com os Municípios, com coordenação dos estados do Tocantins e Maranhão.

Nos próximos dias, estão marcadas também mais reuniões de Câmaras Setoriais com gestores das áreas de Meio Ambiente; Saúde; Educação; e Infraestrutura.

Presença

Entre os secretários de Estado do Tocantins, estavam presentes para acompanhar a reunião virtual: o titular da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), Renato Jaime; da Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc), Adriana Aguiar; da Secretaria de Estado da Comunicação (Secom), Élcio Mendes; da Casa Civil, Rolf Costa Vidal; além do procurador-geral do Estado, Nivair Borges; e dos presidentes do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), Sebastião Albuquerque Cordeiro; do presidente do Departamento Estadual de Trânsito do Tocantins (Detran-TO), Claudio Alex.

O vice-governador Wanderlei Barbosa finalizou sua participação indicando que o encontro foi produtivo e colocando toda sua equipe à disposição do debate entre os estados da Amazônia Legal.

"Essa nova edição do Fórum de Governadores está sendo muito produtiva para o Tocantins, já que o encontro reúne ideias sobre como podemos enfrentar este momento e também para buscar meios de crescer nossa economia. 

Vamos formar medidas em conjunto com todos os demais estados da Amazônia, colocando nossos técnicos à disposição para juntos reduzirmos o sofrimento da sociedade brasileira e do povo do Norte do país. Essa é a nossa obrigação enquanto gestores", finalizou o vice-governador.

© 2015 - Tribuna do Interior - Todos os direitos reservados.
Expediente