Vice-governadora prestigia posse de tocantinenses no Conselho Nacional da Juventude - Tribuna do Interior

Tribuna do Interior

Tocantins, Quinta-feira, 25 de abril de 2024.
16/08/2017 - 09h18m

Vice-governadora prestigia posse de tocantinenses no Conselho Nacional da Juventude

Jaciara França/Governo do Tocantins 
Divulgação/Gov. do Tocantins
Na manhã desta terça-feira, 15, o Governo Federal realizou cerimônia de posse do novo Conselho Nacional da Juventude
Na manhã desta terça-feira, 15, o Governo Federal realizou cerimônia de posse do novo Conselho Nacional da Juventude

Na manhã desta terça-feira, 15, o Governo Federal realizou cerimônia de posse do novo Conselho Nacional da Juventude. O Tocantins, pela primeira vez, está representado na nova estrutura pelo presidente estadual da Juventude do Partido Verde, Gustavo Gama, eleito conselheiro com a maior votação da região Norte do Brasil e do conselheiro, Jefferson do Vale, o mais jovem do país, eleito aos 20 anos. Os ministros da Casa Civil, Eliseu Padilha e da secretaria de Governo do Brasil, Antônio Imbassahy, também prestigiaram a solenidade, que aconteceu no Palácio do Planalto.  

O Conselho tem, entre suas atribuições, formular e propor diretrizes voltadas para as políticas públicas de juventude, desenvolver estudos e pesquisas sobre a realidade socioeconômica dos jovens e promover o intercâmbio entre as organizações juvenis nacionais e internacionais.

A vice-governadora, Claudia Lelis, prestigiou o evento e destacou que é um orgulho para o Governo do Tocantins ter um representante no Conselho Nacional da Juventude, pois irá estreitar ainda mais a relação entre o Estado e Governo Federal, principalmente relacionados aos desafios que a juventude tocantinense precisa enfrentar. "O Tocantins possui uma população jovem e atuante que defende seus direitos e luta por melhorias, não tenho dúvidas de que ocupando essas cadeiras, os conselheiros irão buscar muitos benefícios para o nosso Estado", afirmou, ressaltando ainda que "políticas públicas voltadas para juventude sempre são defendidas pelo Governador Marcelo Miranda".

O conselheiro Gustavo Gama ressaltou que o momento é uma oportunidade para que as necessidades dos jovens do Tocantins e da região Norte do país sejam colocadas em pauta nacional. "A nossa participação será focada em garantir que a voz desses jovens seja ouvida. Nós fomos os mais bem votados da região Norte, então temos um clima favorável para fazer um bom trabalho dentro do Conselho Nacional", defendeu.

"� importante a nossa participação, pois é a primeira vez que o Tocantins será representado no conselho nacional", disse o mais novo conselheiro do Brasil, Jefferson do vale. "A juventude do nosso Estado precisa de protagonista e por meio do Conselho será possível realizar esse trabalho", completou.

O superintendente estadual da Juventude do Tocantins, Ricardo Ribeirinha, também esteve presente no evento e manifestou o apoio oferecido pelo Estado às iniciativas da Juventude. "O governador Marcelo Miranda tem nos dado autonomia para dialogar com todos os setores da juventude, discutir e implantar as políticas públicas necessárias. � um prazer e uma satisfação, pois tem mostrado o seu trabalho no Estado, que também mostre ao país", afirmou Ribeirinha.

O processo eleitoral foi realizado pela Secretaria Nacional de Juventude (SNJ), em Brasília (DF), no início mês de julho e contou com a participação de quase 200 entidades nacionais, regionais, estaduais e municipais. Foram eleitos os representantes das 40 entidades da sociedade civil para o biênio 2017/2019.

Jovens indígenas

A abertura do evento contou com apresentações culturais de um grupo de jovens e seus líderes das Aldeias Xerentes, localizadas no município de Tocantínia. No período da tarde o grupo participou de uma audiência no Ministério do Esporte para tratar da liberação de recursos para compra de material esportivo para as aldeias indígenas do Estado.

© 2015 - Tribuna do Interior - Todos os direitos reservados.
Expediente