Tribuna do Interior

Tocantins, Sexta-feira, 19 de abril de 2024.
17/11/2019 - 12h35m

VITIMAS DE ACIDENTES: Governo precisa diminuir sofrimentos de familias encurtando distancia de IML

Por Rodrigues di Sousa  
Foto: Divulgação
Rodrigues di Sousa, é jornalista Profissional e Diretor e Editor Geral do Jornal Tribuna do Interior e Diretor Executivo do CIDS do vale do Rio Palmas.
Rodrigues di Sousa, é jornalista Profissional e Diretor e Editor Geral do Jornal Tribuna do Interior e Diretor Executivo do CIDS do vale do Rio Palmas.

A distãncia de Instituto Medico Legal (IML) aumenta em muito os sofrimentos de familiares que perderam e ainda cuntinuará perdendo seus entes queridos em acidentes ou mortes instantaneas na região Sudeste do Estado do Tocantins. Principalmente nas regioes de Ponte Alta do Bom Jesus, Taguatinga, Aurora do Tocantins, Lavandeira, Combinado, Novo Alegre e Arraias.

Recentemente presenciamos varios casos de acidentes nessa região que alguns foram deslocados para Natividade e outros até para Palmas, por falta de profissionais legista, e mesmo que tenha, não deixa de ser motivos de sofrimentos de vido a distãncia. Prova disso, o que me estimulou a publicar essa coluna sobre esse triste assunto, foi o que aconteceu com o cantor Kleber Caetano, vitima de um gravissimo acidente de moto proximo a cidade de Aurora, na madrugada deste sabado 16, e teve que esperar mais de seis horas embaixo de sol forte para ser retirado do local para o IML de Natividade, que fica a cerca de 300 km dali. isso porque até deslocar um veiculo do IML daquela unidade, para vir buscar o corpo soma cerca de 600 km, e muitos para não esperar esse absurdo de tempo tem que gastar rios de dinheiros para fretar uma funeraria, que, mesmo a familia da vitima tenha convênio, é preciso arcar com esse alto custo desse veiculo especial.

Passei por isso também na ocasião que meu cunhado Gildo Guedes da Caixa foi vitima de um grave acidente, quando faleceu no final da tarde de um sabado e tivenos que aguardar para o outro dia em centinela, sem poder velar o corpo, devido ainda não ter sido atendido por este orgão obrigatorio. Sendo que só conseguimos velar o corpo cerca de quase 24 horas depois do tragico acidente.

No caso do nosso saudoso amigo Kleber Caetano foi ainda mais estarrecedor, dolorido e aumento da tristeza para os familiares e nós amigos, ao serem informados de que devido a demora no local do acidente, seu corpo não tinha mais condições de ser velado por todos que o amava e gostava, aumentando nossa indignação com a inercia do Estado. Imagina quantas centenas de familias passou por tais penuria e sofrimento ver seus entes queridos, aguardandos horas e dias para ter o corpo de membros de sua familia a esperar por esses serviços e muitas vezes sem poder mais velar.

Sugiro então que o governo do Tocantins celebre convênios de reciprocidade com o governo de Goiás, já que bem pertinho, ali na cidade de Campos Belos de Goiás conta com um IML bem estruturado e que certamente dará agilidade no atendimento dessas possiveis futuras vitimas, já que somos incapazes de evitar futuros acidentes e assim aliviaremos as dores de seus familiares. Se existe boas relações diplomaticas entre governos de estados vizinhos, certamente o governo do Tocantins dará uma grande contribuição na redução dos sofrimentos e gastos dos cidadãos do Sudeste Tocantinense. Isso certamente resultará num avanço da solidariedade espiritual aos nossos irmãos vitimas e familiares.

E como sempre dizia nosso saudoso jornalista Salomão Venceslaw Rodrigues, é pois é, é isso aí.

Rodrigues di Sousa, é jornalista Profissional e Diretor e Editor Geral do Jornal Tribuna do Interior e Diretor Executivo do CIDS do vale do Rio Palmas.

© 2015 - Tribuna do Interior - Todos os direitos reservados.
Expediente