"Você sabe o que é Glaucoma?", por Alex Barros - Tribuna do Interior

Tribuna do Interior

Tocantins, quarta-feira, 24 de abril de 2024.
19/06/2017 - 18h23m

"Você sabe o que é Glaucoma?", por Alex Barros

ALEX BARROS 
DIVULGAÃ?Ã?O
ALEX BARROS � oftalmologista da Vision Laser Serviço de Glaucoma CRM-TO 1200 Vision Laser (63) 3216-2998 Email: dralexbarros@gmail.com
ALEX BARROS � oftalmologista da Vision Laser Serviço de Glaucoma CRM-TO 1200 Vision Laser (63) 3216-2998 Email: dralexbarros@gmail.com

1. O que é Glaucoma?
O Glaucoma é uma doença ocular que pode causar cegueira se não for tratada a Tempo, pois 80% dos glaucomas não apresentam sintomas no inicio da doença. Ã? uma enfermidade crônica que não tem cura, mas, na maioria dos casos pode ser controlada com tratamento adequado e continuo. Quanto mais precoce for o diagnostica maiores serão as chances de se evitar a perda de visão.

2. Fatores de risco
Existem fatores de risco que favorecem o aparecimento da doença, como por exemplo: idade avançada, hipertensão ocular, miopia elevada, raça negra e hereditariedade.

3. Como o Glaucoma se desenvolve?
O glaucoma ocorre quando a pressão elevada no interior do olho, no decorrer de alguns anos, danifica as fibras nervosas do nervo optico. O olho contem um liquido (
Humor Aquoso) que circula continuamente no seu interior. Esse liquido é produzido e escoado através de uma região chamada ângulo da câmara anterior. No glaucoma há uma diminuição do escoamento desse liquido, o que faz que ele se acumule dentro do olho, aumentando a pressão intra-ocular.

4. Como descobrir a doença?
O Glaucoma pode ser detectado somente através do exame oftalmológico cuidadoso, em que o médico faz a medição da pressão intra-ocular, o exame do fundo de olho, e quando necessário solicita o exame de campo visual.

5. Como o Glaucoma é tratado?
Geralmente o tratamento é feito com colírios, podendo-se recorrer ao laser oi cirurgia, conforme recomendação médica, de acordo com o tipo de glaucoma e estado do nervo optico do paciente.

© 2015 - Tribuna do Interior - Todos os direitos reservados.
Expediente