Tribuna do Interior

Tocantins, Quinta-feira, 28 de março de 2024.
01/10/2015 - 16h58m

Wanderlei Barbosa apresenta votos de aplausos à Federação Aquática

Elpídio Lopes-AL e Penaforte Dias AL 
Foto: Koró Rocha
Wanderley Barbosa elogia participação de atletas de Palmas em competições nacionais
Wanderley Barbosa elogia participação de atletas de Palmas em competições nacionais

Em pronunciamento da tribuna da Assembleia Legislativa na manhã desta quinta-feira, dia 1º, o deputado Wanderlei Barbosa (SD) apresentou requerimento que oferece votos de aplausos à Federação Aquática do Tocantins (Faeto), em função de vitórias conseguidas em Cuiabá, capital mato-grossense. Com 13 atletas, a federação conseguiu 12 medalhas, sendo quatro de ouro, cinco de prata e três de bronze, fato que mereceu elogio do parlamentar. O grupo trouxe para Palmas ainda dois troféus na categoria júnior e o título de melhor índice técnico e performance da categoria.

Wanderlei repercutiu uma nota de repúdio divulgada pela Faeto contra a Prefeitura de Palmas. Segundo a entidade, o compromisso assumido pela administração municipal, na pessoa do prefeito Amastha, de auxílio à federação no deslocamento dos atletas a Cuiabá, não se concretizou. O parlamentar rechaçou a postura do prefeito que, segundo ele, há tempos vem errando no apoio aos desportistas da capital.

Para o deputado, Amastha poderia já ter melhorado a situação dos setores esportivos de Palmas, pois lida com altos recursos para a área, mas tem gastado de forma indevida as referidas verbas. "O prefeito deveria ter investido de forma mais justa nas modalidades, melhorado as estruturas dos espaços esportivos e ajudado as federações nas suas estruturações, mas preferiu adotar postura na contra-mão da melhoria do setor", criticou Wanderlei.

Zé Roberto

Também da tribuna, o deputado Zé Roberto (PT) apresentou dados de que os recursos dos Fundos de Participação dos Estados e dos Municípios cresceram mais de 300% de 2004 até 2014. O parlamentar apresentou valores que contrapõem manifestos de gestores municipais nesta semana, segundo os quais os recursos destinados aos municípios sofreram reduções nos mandatos de Lula e Dilma Rousseff.

"Não estou dizendo que os municípios estejam nadando em dinheiro, mas que a situação melhorou para as prefeituras, bem como evoluiu a qualidade de vida durante esses anos", afirmou Zé Roberto. Ele afirmou que, em razão dos programas governamentais, comunidades mais pobres como os assentados puderam comprar carros, motos e investir na produção devido à distribuição de renda.

Ele defendeu outro viés no debate, a saber, sobre o que impede os prefeitos de realizarem boas gestões. Para ele, o problema pode estar em fatores como a divergência entre o crescimento dos recursos e o das folhas de pagamentos, permitindo que as despesas cresçam mais que as receitas.

Valderez

A deputada Valderez Castelo Branco (PP) destacou o movimento Outubro Rosa 2015, iniciativa que estimula a participação da população no controle do câncer de mama. A deputada disse que a mobilização é importante porque divulga ações sobre prevenção e detecção precoce da doença. Ela ainda saudou os idosos pelo seu dia, comemorado nesta quinta-feira, dia 1º. (Elpídio Lopes e Penaforte Diaz)

© 2015 - Tribuna do Interior - Todos os direitos reservados.
Expediente