Tribuna do Interior

Tocantins, Quinta-feira, 28 de março de 2024.
20/08/2021 - 16h29m

1 milhão de doses de vacinas contra à Covid-19 já foram aplicadas no Tocantins

Erlene Miranda/Laiany Alves ? Governo do Tocantins  
Raiza Milhomem/Semus Palmas

Nesta terça-feira, 17, o Tocantins chegou à marca de 1.018.358 de doses de vacinas contra à Covid-19 aplicadas no Estado, este número inclui D1, D2 e dose única. Até o momento, 18,10% da população está totalmente imunizada com a 2ª dose ou vacina de dose única.

Para o titular da Secretaria Estadual de Saúde (SES), Dr. Edgar Tollini, a aplicação de 1 milhão de doses é significativa para o avanço da imunização no Estado. "Sabemos que a vacinação é crucial para o combate da Covid-19, assim, essa marca é muito importante, e demonstra o trabalho conjunto e eficiente realizado pelo Governo do Estado e municípios", afirma.

Conforme tabela de imunização de grupos prioritários e população em geral acima de 18 anos, disponibilizada pelo Ministério da Saúde (MS), o Tocantins  espera que sejam imunizadas 1.161.000 pessoas. Até o momento, já foram aplicadas 1 milhão de doses, o que equivale a 86% do referido público-alvo inicial imunizado com, pelo menos, uma dose.

A Superintendente de Vigilância em Saúde da SES, Perciliana Bezerra, reforça que o fato de atingir 86% do público alvo a ser vacinado, com pelo menos 1 dose, é relevante e demonstra que estamos no caminho certo. "O Tocantins está com média de vacinação diária de 10 mil doses, com a regularidade da distribuição de imunizantes pelo MS. Com a significativa  melhora da logística de distribuição das doses, determinada pelo Governador Mauro Carlesse, em breve alcançaremos a meta de imunização total dos tocantinenses, já estabelecida pelo Governo Federal", celebra.

A população total do Estado, segundo estatística do IBGE é de 1.605.000 pessoas. Por consequência, a diferença resultante - aproximadamente 444.000 pessoas - possuem entre 0 e 18 anos sem comorbidades, público este, ainda não inserido - pelo Ministério da Saúde - na vacinação contra a Covid-19.

2ª Dose

O Secretário Tollini ressalta que é necessário que a população procure os postos de vacinação para realizar a imunização. "Infelizmente, algumas pessoas integrantes dos grupos estabelecidos ainda não foram às unidades se imunizar. E alertamos essas pessoas e as demais que ainda não tomaram a segunda dose, a procurarem as unidades de saúde e realizar a imunização", o gestor completa que "só com a imunização de toda a população, será possível combater a pandemia e retorna a normalidade", enfatiza.

Contágio e internação por Covid-19

Desde o início da vacinação contra Covid-19, em janeiro de 2021, houve significativa queda de casos confirmados da doença, além das internações pela enfermidade. Segundo dados do Integra Saúde, houve queda em todos os indicadores, entre março a julho deste ano. Em março de 2021, foram contabilizados, por exemplo, 640 óbitos; já no mês julho o número caiu para 120. A queda pode ser verificada mês a mês, abril 516 (-19%), maio 345 (-33%), junho 283 (-18%) e julho 120 (-58%).

Cuidados mantidos

O titular da Pasta da Saúde, Edgar Tollini, enfatiza que a pandemia não está erradicada. "Nestas circunstâncias, conclama toda população para redobrar e manter os cuidados com a higiene pessoal, como a utilização de álcool em gel, uso correto de máscaras, além de evitar aglomerações. Se for necessário ir a supermercados, instituições bancárias, shoppings, lotéricas, entre outros, ainda é preciso manter o distanciamento social, evitando-se a propagação do vírus", disse.

Doses contra a Covid-19

O Tocantins já recebeu 1.412.800 doses de vacinas contra à Covid-19, e realizou a distribuição de 1.193.328. As doses são encaminhadas pelo Ministério da Saúde (MS), enquanto a SES realiza a conferência minuciosa dos imunizantes, para posterior distribuição. As vacinas ficam disponíveis para retirada na Central de Imunização, em Palmas, e no de Polo Araguaína, além das duas unidades móveis em Gurupi e Dianópolis, todas as quartas-feiras a partir das 14h.

© 2015 - Tribuna do Interior - Todos os direitos reservados.
Expediente