Tribuna do Interior

Tocantins, Sexta-feira, 29 de março de 2024.
05/05/2022 - 18h23m

Abertas inscrições para o I Game Jam de Educação Fiscal do Tocantins

Joselia de Lima/Governo do Tocantins 
Foto: Marcio Vieira/Governo do Tocantins
O governador Wanderlei Barbosa anunciou a aquisição de novos equipamentos tecnológicos para as escolas
O governador Wanderlei Barbosa anunciou a aquisição de novos equipamentos tecnológicos para as escolas
  • Lançamento do I Game Jam de Educação Fiscal
  •  Serão trabalhados temas como a educação fiscal no contexto social, tributos, Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e Orçamento Público Municipal

Com a animação dos estudantes da Escola Estadual Frederico Pedreira e do Centro de Ensino Médio Castro Alves, foi dada a largada para a 1ª edição do Game Jam de Educação Fiscal, uma competição de criação de jogos e aplicativos com alunos do ensino médio.

As inscrições podem ser realizadas a partir desta quinta-feira, 5, na plataforma https://www.to.gov.br/gamejam e os estudantes que gostam de tecnologias já podem se mobilizar e formar suas equipes. Serão selecionados dois alunos de cada Diretoria Regional de Educação e, estes 26 jovens discentes passarão três dias, num acampamento de games, em Palmas.

Solenidade

A solenidade de lançamento do I Game Jam de Educação Fiscal foi realizada no auditório do Palácio Araguaia com a participação do governador Wanderlei Barbosa, do secretário da Educação, Fábio Pereira Vaz, do diretor da Escola Fazendária,  Rodrigo Almeida  e do delegado adjunto da Receita Federal, Eder Sandro Lima Chaves.

O programa foi apresentado pelas técnicas Andreia Gomes Feitosa, da Secretaria da Fazenda, e por Neuma Matias, da Secretaria da Educação. Andreia lembrou que a educação fiscal é um processo educacional. "Essas atividades ajudam a desenvolver competências de cidadania e de controle social. A educação fiscal vai muito além dos conceitos de impostos e taxas. Exercer a cidadania é ser ativo, é cuidar dos espaços da escola e outros ambientes públicos, é atuar em prol do bem comum", explicou.

Neuma destacou a importância do momento. "A educação fiscal é desenvolvida no Estado há 20 anos e atualmente faz parte dos temas transversais que fazem parte da Base Nacional Curricular Comum", frisou.

A apresentação do Game de Educação Fiscal foi realizada pelo professor Erich Silva Goes, da Seduc. De forma dinâmica, ele apresentou o portal e falou da participação dos estudantes e da premiação.

Entre os temas que os estudantes vão trabalhar estão: a educação fiscal no contexto social, os tributos, o Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e o Orçamento Público Municipal.

O secretário Fábio Vaz comentou sobre as mudanças que a escola vem passando depois da pandemia da covid-19. "Hoje temos que oferecer aos jovens oportunidades, principalmente, para aqueles que ainda não tem acesso às tecnologias. A nossa missão é ajudar todos os estudantes da rede estadual a se conectarem nessa educação inovadora, que prioriza a ciência e a tecnologia, que oportuniza a formação integral dos estudantes. Estamos investindo em tecnologia, no futuro que começa no presente", afirmou o secretário.

Mais tecnologia para as escolas

O governador do Estado, Wanderlei Barbosa, aproveitou a ocasião e anunciou a aquisição de novos equipamentos tecnológicos, com o objetivo de melhorar o sistema público. "Queremos ter escolas qualificadas para despertar o interesse dos estudantes para o conhecimento e para a transformação, é o que os pais de vocês esperam da escola", destacou o governador. Ele enfatizou ainda para os alunos, a importância da disciplina, de manter o interesse pelo aprender e de serem cidadãos do bem e que colaborem com as políticas e ações públicas.

O estudante Isaías Fernandes de Sousa, 15 anos, e Marisa Soares, 15 anos, alunos da 1ª série do ensino médio, representaram os demais alunos na solenidade de abertura do evento. Eles estudam no CEM Castro Alves, em Palmas. "Gostamos muito dessa iniciativa, é isso que o jovem gosta, de aprender de forma divertida", contou Marisa.

"Esta é a melhor forma para atrair a atenção de todos os alunos, por meio dos games, com certeza, essa iniciativa vai ajudar na aprendizagem de todos os estudantes", frisou Isaías.

Premiação

Serão premiadas as três melhores equipes. Os estudantes que alcançarem o 1º lugar receberão um kit tecnológico (com smartphone, mala, mochila, fone de ouvido sem fio, entre outros itens), medalha e participação no evento Brasil Game Show, que será realizado entre 6 a 12 de outubro de 2022, em São Paulo e mentoria de um ano.

O segundo e o terceiro colocados também receberão o kit tecnológico, medalhas e certificados de participação.

© 2015 - Tribuna do Interior - Todos os direitos reservados.
Expediente