Tribuna do Interior

Tocantins, Quinta-feira, 28 de março de 2024.
26/03/2021 - 12h45m

Açõesde testagem em combate à Covid-19 são realizadas nas Unidades Penais de Arraias, Guaraí e Barrolândia

Gabriela Santos - Governo do Tocantins- 26.03.2021 
Foto: Divulgação /Seciju
  • A testagem em Arraias foi possível graças a parceria com a 1° Companhia Polícia Militar
  • Na Unidade Penal de Arraias a ação de testagem foi realizada em duas etapas somando 49 pessoas atendidas

As ações em torno da prevenção e combate ao Coronavírus no Sistema Penal tocantinense seguem desde o anúncio da Pandemia e a Secretaria do Estado da Cidadania e Justiça (Seciju) está realizando trabalhos de testagem para a detecção da Covid-19 nas Unidades Penais do Estado. Esta semana as Unidades de Arraias, Guaraí e Barrolândia receberam os profissionais da saúde dos municípios para a realização de testes em servidores e pessoas privadas de liberdade. Nenhuma Unidade atendida pelas ações preventivas obteve resultado positivo para a doença.

 

O superintendente de administração dos sistemas Penitenciário e Prisional, Orleanes Alves, destacou a relevância da testagem em massa nas estratégias de prevenção e combate à Covid-19 nos estabelecimentos penais. "As ações de teste somam positivamente com as medidas sanitárias que já são adotadas nas Unidades. É fundamental destacar que as parcerias com os municípios e demais instituições são de extrema importância para a realização desses trabalhos", disse.

 

Na Unidade Penal de Arraias os trabalhos de testagem foram organizados em duas etapas. No primeiro dia de atendimentos, quinta-feira, 25, oportunizado por meio de parceria com a 1° Companhia Polícia Militar, a testagem dos servidores da Unidade, que também foi estendida aos familiares, totalizou 25 pessoas testadas. Já na manhã desta sexta-feira, 26, foi a vez dos reeducandos, somando outros 24 atendimentos.

 

Segundo o diretor da Unidade, Myller Bispo, "tendo em vista o momento que estamos vivendo, toda e qualquer ação que vise principalmente a saúde do servidor e reeducandos, é importante.  Buscamos parcerias para assim melhorar nossa qualidade de vida e nosso ambiente de trabalho. Parceiros como a Polícia Militar e a Secretaria Municipal de Saúde proporcionaram os testes e, até o momento, todos com resultado negativo. Sinônimo também que a Unidade Penal tem cumprido os protocolos de saúde", enfatizou.

 

O custodiado D.R.I, 23 anos, disse que sentiu alívio ao receber o resultado negativo após o teste. "Esse atendimento é um privilégio. Sem contar que a vinda da equipe médica na Unidade Penal diminui a chance de contaminação caso a gente tivesse que ir até o hospital para testar", afirmou.

Unidade Penal de Guaraí

Realizada em parceria com a Coordenação de Enfermagem do Instituto Educacional Santa Catarina (IESC- FAG), na última quinta-feira, 25, a testagem para o Coronavírus atendeu Policiais Penais e custodiados da Unidade Penal de Guaraí, sem nenhum caso positivo detectado.

 

Segundo o chefe de segurança da Unidade, Adriano de Sousa Almeida, "dentro do estabelecimento penal são seguidos todos os protocolos de prevenção ao vírus. Além disso, também reforçamos a importância de usar métodos referentes à prevenção da Covid-19, por meio de reuniões que levam conscientização aos servidores e, sempre que possível, recebemos profissionais da saúde para colaborar com orientações técnicas," disse.

 

Unidade Penal de Barrolândia

Na Unidade Penal de Barrolândia as ações de testagem foram realizadas em parceria com a Secretaria de Saúde Municipal, realizando o total de 46 atendimentos entre servidores e custodiados, não obtendo nenhum resultado positivo para a Covid-19.

 

O chefe de segurança da Unidade, Denys Carvalho, ressaltou que os trabalhos de prevenção fazem parte da rotina de servidores e custodiados. "Efetuamos ações de prevenção regularmente. Semanalmente realizamos trabalhos de sanitização de toda a carceragem e do ambiente administrativo. Além de distribuição de máscara aos internos e servidores, para garantir a segurança," finalizou.

© 2015 - Tribuna do Interior - Todos os direitos reservados.
Expediente