Tribuna do Interior

Tocantins, Quinta-feira, 28 de março de 2024.
02/03/2017 - 09h19m

Acusados de assassinar Wencin Leobas vão a juri popular, decide Justiça

Do Portal CT 
Divulgação
Vencin Leobas, foi assassinado por negar proposta de cartelização de combustivo
Vencin Leobas, foi assassinado por negar proposta de cartelização de combustivo

Os dois acusados de executarem o empresário Wenceslau Gomes Leobas de França Antunes, o Wencin, dono de uma rede de postos de combustíveis em Porto Nacional e região, irão a júri popular. A decisão proferida no dia 26 de fevereiro atendeu aos pedidos do Ministério Público Estadual (MPE). A Justiça também manteve a prisão cautelar dos dois réus, Alan Sales Borges e José Marcos de Lima.

Foto: Divulgação
Wenceslau Leobas morreu aos 77 anos, 17 dias após ser baleado

O crime ocorreu na cidade de Porto Nacional em janeiro de 2016, causando comoção na comunidade local. O assassinato teria sido motivado por interesses financeiros, já que Wenceslau Gomes estava instalando um posto de combustíveis em Palmas, onde praticaria preços inferiores aos de seus concorrentes, entre os quais está Eduardo Pereira, o Duda, acusado de ser o mandante do crime.

Consta na acusação que a dupla teve como promessa de pagamento pelo homicídio o valor de R$ 350 mil. De acordo com o promotor de Justiça Abel Leal, Wenceslau Gomes já possuía um posto de combustíveis em Porto Nacional, no qual os preços são inferiores aos cobrados na cidade.

Por esse motivo, Wencin teria sido procurado anteriormente por Eduardo Pereira, então presidente do Sindicato dos Revendedores de Combustíveis do Tocantins (Sindiposto) e proprietário de postos de combustíveis em Porto Nacional e Palmas, que lhe propôs um esquema de alinhamento de preço para anular a concorrência e aumentar a margem de lucros. Wenceslau Gomes teria rejeitado a proposta.

Tempos depois, após "Wencin" dar início à instalação de um posto de combustíveis na Capital, Eduardo Pereira haveria passado a ameaçá-lo de morte. As ameaças teriam se intensificado na semana anterior ao homicídio.
.
Em junho de 2016, o Poder Judiciário aceitou a denúncia do MPE contra o empresário Eduardo Pereira. O processo contra o ex-presidente do Sindposto tramita separadamente ao dos supostos executores e tem audiência de julgamento prevista para maio deste ano. 

Wenceslau, conhecido com Wencin Leobas faleceu aos 77 anos no dia 14 de fevereiro de 2016, no Hospital da Unimed, em Palmas. O empresário se encontrava internado desde que foi atingindo com um tiro de espingarda calibre 12, no dia 28 de janeiro, em frente à Câmara de Porto Nacional.

© 2015 - Tribuna do Interior - Todos os direitos reservados.
Expediente