Tribuna do Interior

Tocantins, Quinta-feira, 25 de abril de 2024.
31/03/2017 - 12h18m

Advogado de Marcelo no Rced é escolhido por Temer para ser ministro do TSE

Portal CT com informações da Agencia Brasil 
Foto: Arquivo TSE
Ministro Admar Gonzaga, que já atua como substituto no TSE agora como ministro titular da corte eleitoral
Ministro Admar Gonzaga, que já atua como substituto no TSE agora como ministro titular da corte eleitoral

O ex-advogado do governador Marcelo Miranda (PMDB) Admar Gonzaga foi escolhido pelo presidente Michel Temer para ocupar a vaga de ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Gonzaga vai substituir o ministro Henrique Neves, cujo mandato termina no dia 16 de abril. Ele foi o mais votado na lista enviada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a Temer. O presidente assinou o decreto nomeando Gonzaga no início da noite dessa quinta-feira, 30. A nomeação será publicada no Diário Oficial da União desta sexta-feira, 31.

Atualmente, Admar Gonzaga é ministro substituto do TSE. Ele deve participar do julgamento da chapa Dilma-Temer, que começa na terça-feira, 4, e tem duração imprevisível, conforme o presidente da corte, ministro Gilmar Mendes. A ideia de Temer era proceder o mais rapidamente possível com a nomeação do novo ministro, para evitar acusações de tentativa de interferência no julgamento.

Gonzaga também participará do julgamento do governador Marcelo Miranda, no recurso do Ministério Público Federal (MPF) e da coligação "A Mudança que a Gente Vê", do ex-governador Sandoval Cardoso (SD), no caso do avião com R$ 500 mil apreendido em Piracanjuba (GO). O julgamento foi suspenso por pedido de vista do ministro Luiz Fux, mas já teve voto contra a cassação de Marcelo da relatora Luciana Lóssio.

O novo ministro defendeu o governador do Tocantins no Recurso Contra Expedição de Diploma (Rced), que resultou na cassação do peemedebista pelo TSE em 2009. Gonzaga ainda advogou para outros peemedebistas do Estado, como o ex-prefeito de Xambioá Richard Santiago Pereira.

Os outros integrantes da lista enviada pelo STF a Temer eram Tarcísio Vieira e Sérgio Silveira Banhos. Vieira também atua no TSE como ministro substituto.

O plenário do TSE é composto por três ministros do STF, dois do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e dois membros da advocacia. Em maio, outra cadeira da advocacia ficará vaga, com a saída da ministra Luciana Lóssio, e o presidente Temer deverá fazer nova nomeação. (Com informações da Agência Brasil)

© 2015 - Tribuna do Interior - Todos os direitos reservados.
Expediente